Categories: Fica a dica

Metas 2016

Passou o réveillon, passou o carnaval e agora FINALMENTE o ano começou.

Muita gente já procurou ajuda no comecinho, mas a maioria deixou pra março. Mas agora, não existem mais desculpas: ou começa a melhorar a alimentação, ou a páscoa vem e te engole.

Pensando que estamos em março e temos 10 meses pela frente. Então porque não fazer 10 modificações efetivas na nossa vida?

No ano de 2015 propus para que alguns clientes meus – que queriam emagrecer e mudar de hábitos alimentares – focassem em uma meta por mês. Obviamente eles iam modificando a alimentação como um todo, porém em cada mês focavam em uma ‘meta’.

A idéia desse post não é substituir a visita ao médico e ao nutricionista – eles se tornam essenciais quando tratamos de saúde e/ou emagrecimento. Mas sim incentivá-los mais ainda na boa relação com o alimento.

Vamos começar com 5 ‘metas’. Março, Abril, Maio, Junho e Julho terão como foco 5 mudanças para sua alimentação e saúde. Se você ainda está com preguiça de começar a mudar, quem sabe nós conseguimos te convencer?

Março – Sair do sedentarismo.

Faça qualquer atividade física que você gostar. O importante é se mexer. E claro, não dá pra começar querendo colocar Belo Horizonte dentro de Barbacena: é melhor ir passo a passo. Comece fazendo 30 miunutos de atividade física 3 ou 4 vezes/semana. E vá aumentando o número de minutos e de dias da semana, até chegar numa quantidade interessante.

Vale caminhar, correr, fazer musculação, dançar, subir vários degraus a pé, natação… O importante é se movimentar. Você vai sentir muita preguiça para começar, mas depois de cada atividade física, estará sentindo um vigor pleno e absoluto!

Abril – Beber Água

Acredito que a maioria das pessoas não tem uma hidratação interessante, e isso faz sim MUITA diferença em uma boa saúde. Seguindo o mesmo estilo da atividade física, comece bebendo água ‘aos poucos’. Deixe uma garrafa de 1 litro de água na mesa do escritório nos 15 primeiros dias do mês, e depois mude para uma garrafa de 1,5 litros. Quando você menos perceber, estará bebendo os tão recomendados 2 litros de água/ dia.

Maio – Reduzir o consumo de refrigerantes

O refrigerante ‘normal’ (ou seja, aquele que não é light, nem zero) é super rico em açúcar: 200 mL da bebida (um copo) equivale a aproximadamente 36g de açúcar (3 colheres de sopa!). O refrigerante zero ou light não tem açúcar, mas não oferecem NADA além do sabor. Não sou a chata da nutrição, e não vejo problema nenhum em tomar um copo de refri bem gelado junto com a pizza de domingo… Mas também não vejo necessidade nenhuma de tomar refrigerante diariamente. Até porque muita gente deixa de beber a água para beber o refri… Por isso, uma das metas mais importantes é desapegar do refri. Se você reduzir ¼ do consumo por semana do mês, no final não estará bebendo nada. Faça o cálculo de quanto refrigerante você toma por dia (ou semana) e corte 25% do consumo semanalmente.

Junho – Reduzir o consumo de alimentos industrializados

Se tem uma coisa que atrapalha muito na saúde e no emagrecimento é o excesso de alimentos industrializados. ATENÇÃO, eu disse EXCESSO. Não é a minha pretensão pedir que você se torne uma Bela Gil da vida, até porque temos outras coisas para fazer além de passar o dia na cozinha substituindo pão integral por linhaça… Mas seria bem interessante se ao invés de você comer aquela lasanha congelada a noite você optasse por batatas assadas com alecrim, não? E se ao invés de comer aquela barrinha de cereais com chocolate a tarde, você optasse por castanhas e um copo de iogurte natural? E na hora de ir ao supermercado, os industrializados fossem apenas 1/3 da sua compra? Certamente você já iria ganhar muito em saúde.

Julho – Lembrar das frutas

Com a demonização do consumo de açúcar – sim, ele continua sendo um grande vilão da saúde – um monte de gente começou a colocar as frutas no mesmo balaio. Mas frutas são e continuarão sendo ótimos alimentos para a saúde – e sim, para o emagrecimento. E o consumo tem diminuído dia após dia. Por isso a proposta é inserir mais frutas na alimentação – até como alternativa aos alimentos industrializados. Que tal começando com 1 fruta ao dia no começo do mês, e no final do mês 3 frutas/dia?

No meio do ano, vamos bolar mais cinco metas até o final do ano. Incluindo uma por uma, temos uma ótima mudança de hábitos. Você só não pode se esquecer de procurar um profissional: cada pessoa tem rotinas, peso, altura e condições diferentes. Aqui estamos apenas dando uma idéia para que você possa alcançar a alimentação com mudança de hábitos, e não com dietas milagrosas!

Até a próxima!

bhdicas

Posts Recentes

Imersão no P7

P7 Criativo: O Hub de Inovação e Economia Criativa em Belo Horizonte

1 de setembro de 2025

Festival CURA BH: a Praça Raul Soares é o palco da arte

Praça Raul Soares vira palco de arte e cultura com música, esportes e novos murais…

31 de agosto de 2025

Fire Festival celebra 10 anos

Evento promovido pela Hotmart, reúne maiores empreendedores digitais de diversas partes do mundo.

28 de agosto de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!