Passou o réveillon, passou o carnaval e agora FINALMENTE o ano começou.
Muita gente já procurou ajuda no comecinho, mas a maioria deixou pra março. Mas agora, não existem mais desculpas: ou começa a melhorar a alimentação, ou a páscoa vem e te engole.
Pensando que estamos em março e temos 10 meses pela frente. Então porque não fazer 10 modificações efetivas na nossa vida?
No ano de 2015 propus para que alguns clientes meus – que queriam emagrecer e mudar de hábitos alimentares – focassem em uma meta por mês. Obviamente eles iam modificando a alimentação como um todo, porém em cada mês focavam em uma ‘meta’.
A idéia desse post não é substituir a visita ao médico e ao nutricionista – eles se tornam essenciais quando tratamos de saúde e/ou emagrecimento. Mas sim incentivá-los mais ainda na boa relação com o alimento.
Vamos começar com 5 ‘metas’. Março, Abril, Maio, Junho e Julho terão como foco 5 mudanças para sua alimentação e saúde. Se você ainda está com preguiça de começar a mudar, quem sabe nós conseguimos te convencer?
Faça qualquer atividade física que você gostar. O importante é se mexer. E claro, não dá pra começar querendo colocar Belo Horizonte dentro de Barbacena: é melhor ir passo a passo. Comece fazendo 30 miunutos de atividade física 3 ou 4 vezes/semana. E vá aumentando o número de minutos e de dias da semana, até chegar numa quantidade interessante.
Vale caminhar, correr, fazer musculação, dançar, subir vários degraus a pé, natação… O importante é se movimentar. Você vai sentir muita preguiça para começar, mas depois de cada atividade física, estará sentindo um vigor pleno e absoluto!
Acredito que a maioria das pessoas não tem uma hidratação interessante, e isso faz sim MUITA diferença em uma boa saúde. Seguindo o mesmo estilo da atividade física, comece bebendo água ‘aos poucos’. Deixe uma garrafa de 1 litro de água na mesa do escritório nos 15 primeiros dias do mês, e depois mude para uma garrafa de 1,5 litros. Quando você menos perceber, estará bebendo os tão recomendados 2 litros de água/ dia.
O refrigerante ‘normal’ (ou seja, aquele que não é light, nem zero) é super rico em açúcar: 200 mL da bebida (um copo) equivale a aproximadamente 36g de açúcar (3 colheres de sopa!). O refrigerante zero ou light não tem açúcar, mas não oferecem NADA além do sabor. Não sou a chata da nutrição, e não vejo problema nenhum em tomar um copo de refri bem gelado junto com a pizza de domingo… Mas também não vejo necessidade nenhuma de tomar refrigerante diariamente. Até porque muita gente deixa de beber a água para beber o refri… Por isso, uma das metas mais importantes é desapegar do refri. Se você reduzir ¼ do consumo por semana do mês, no final não estará bebendo nada. Faça o cálculo de quanto refrigerante você toma por dia (ou semana) e corte 25% do consumo semanalmente.
Se tem uma coisa que atrapalha muito na saúde e no emagrecimento é o excesso de alimentos industrializados. ATENÇÃO, eu disse EXCESSO. Não é a minha pretensão pedir que você se torne uma Bela Gil da vida, até porque temos outras coisas para fazer além de passar o dia na cozinha substituindo pão integral por linhaça… Mas seria bem interessante se ao invés de você comer aquela lasanha congelada a noite você optasse por batatas assadas com alecrim, não? E se ao invés de comer aquela barrinha de cereais com chocolate a tarde, você optasse por castanhas e um copo de iogurte natural? E na hora de ir ao supermercado, os industrializados fossem apenas 1/3 da sua compra? Certamente você já iria ganhar muito em saúde.
Com a demonização do consumo de açúcar – sim, ele continua sendo um grande vilão da saúde – um monte de gente começou a colocar as frutas no mesmo balaio. Mas frutas são e continuarão sendo ótimos alimentos para a saúde – e sim, para o emagrecimento. E o consumo tem diminuído dia após dia. Por isso a proposta é inserir mais frutas na alimentação – até como alternativa aos alimentos industrializados. Que tal começando com 1 fruta ao dia no começo do mês, e no final do mês 3 frutas/dia?
No meio do ano, vamos bolar mais cinco metas até o final do ano. Incluindo uma por uma, temos uma ótima mudança de hábitos. Você só não pode se esquecer de procurar um profissional: cada pessoa tem rotinas, peso, altura e condições diferentes. Aqui estamos apenas dando uma idéia para que você possa alcançar a alimentação com mudança de hábitos, e não com dietas milagrosas!
Até a próxima!
Pequena Companhia de Teatro (Maranhão), chega a Belo Horizonte, no CCBB BH.
Banda celebra 1 ano do álbum “Original Brasil” na Autêntica com a participação especial de…
Laços da Ancestralidade reúne a cultura dos povos afro periféricos em BH