Eu fui e amei!!!! Estive presente na Feira ABAV, que aconteceu entre os dias 27 a 29 de setembro, no Rio de Janeiro. É uma das mais importantes do setor de turismo e o estande de Minas Gerais estava belíssimo, representando nosso estado dignamente. O design foi pensado para facilitar o acesso para o público da feira, que recebeu mais de 34 mil pessoas nos três dias de evento, garantindo mais visibilidade para Minas e seus atrativos turísticos.
Tinha um pórtico principal com a bandeira mineira no topo, abaixo do qual um tapete de LED com alguns dos atrativos do estado e duas salas instagramáveis. Uma delas, chamada “A Liberdade Mora Em Minas“, com um balanço com asas e, ao fundo, a reprodução do teto da Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto, pintada pelo Mestre Ataíde.
O outro espaço é o “Quem ama Minas Gerais, dá 5 estrelas“. Tinha um painel mostrando os principais atrativos mineiros: a experiência gastronômica, os patrimônios históricos, a natureza, a arte moderna e contemporânea. Estavam representadas diversas cachoeiras, igrejas, equipamentos do Circuito Liberdade e o Queijo Minas Artesanal, candidato a patrimônio mundial pela Unesco. A gente escolhia a imagem para registrar sua presença no estande de Minas Gerais. Fiz um book lá!
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A cozinha mineira estava em destaque com uma área dedicada a cooking shows e outras experiências gastronômicas. Sete experiências da gastronomia mineira passaram pelo local. A Instância de Governança Regional (IGR) Circuito das Águas, por exemplo, promoveu uma degustação de cafés especiais, cultivados nas montanhas do Sul de Minas, acompanhada de quitutes variados. Já a IGR Veredas ofereceu degustação do doce de leite, confeccionados pela Artesanal Sabores, próxima ao Inhotim.
O bartender Léo Gomes, que fez sucesso durante o 1º Festival da Cozinha Mineira Contemporânea, preparou o já consagrado Caipiblue – drink que mistura nossa cachaça com o Curaçao Blue, bebida típica da ilha caribenha de Curaçao. O espaço recebeu ainda preparação de feijão tropeiro, vinhos mineiros de inverno, queijos da Serra da Canastra e, claro, a cachaça mineira. O Mercado Central estava presente e a Chef Milsane de Paula, do Restaurante Sebastião Gourmet de Ouro Preto preparou um prato ao vivo!
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Apresentações também fizeram parte da programação do estande. Corpo de Arte da Companhia de Dança do Palácio das Artes com a apresentação pocket do espetáculo Jequitinhonha e um show com música, poesia e um pouquinho de história.
O estande ainda tinha sala reservada para reuniões e balcões de atendimento, ocupados por representes dos receptivos do Minas Recebe, hotelaria e de diversos destinos mineiros. Por meio deles, o público conseguiu comprar pacotes de viagens para diversos lugares do nosso estado, facilitando os negócios e impulsionando a geração de emprego e renda.
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E foi tudo tão especial que ainda teve o Prêmio Excelência Turística Destino Digital que consagrou Minas Gerais como vencedor na 2ª edição do certame. O estado foi reconhecido como o melhor posicionado no ranking dos mecanismos de buscas quando o assunto é “gastronomia” e em segundo lugar na categoria Inclusividade. O Prêmio Excelência Turística Destino Digital é promovido pela empresa The Data Appeal Company, especializada no gerenciamento de dados turísticos.
Foi lindo!! Da orgulho de ver, viu? De Minas para o resto do Brasil! Minas vai ganhar o mundo.
Um beijo
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.