BH DICAS

Mineirice | Queijo d’Alagoa

  • por em 13 de abril de 2015

Das mineirices que amo: queijim!

Namorei esse queijo um bom tempo, viu gente? E valeu muito a pena.

Fiquei apaixonada!

Pra quem não conhece, eu explico um pouco sobre essa delícia mineira: o processo dos queijos não acontece assim, de repente viu? É demorado… vai da ordenha até a maturação e pode levar até um ano. Tem noção??? Um ano, pra gente devorar em segundos, rs!!!! Quanto mais o queijo fica descansando, mais “curado” (e durinho) ele fica. Quando ele está “fresco” é porque ainda está bem macio e menos salgado.

Eu amo dos dois jeitos. Mineirim que é mineirim não dispensa essa delícia, né?!! Apesar que conheço uns que não são muito chegados…

bhdicas queijoO Queijo d’Alagoa é um queijo artesanal feito de leite integral – fresco e cru, também é conhecido como Parmesão de Alagoa ou Parmesão da Mantiqueira , é elaborado nas montanhas altas e frias de Alagoa (a mais alta das Terras Altas da Mantiqueira, região do Caminho Velho da Estrada Real). Para 1kg são gastos 10 litros de leite. Esse tipo de queijo, somente é produzido lá!! Gente, é patrimônio cultural registrado no – IEPHA e todo mundo no País pode comprar.

É um queijo muito saboroso, mais “curado” e pra petiscar ou tomar com café, achei perfeito! Uma delícia. Não estamos tão acostumados a esse tipo de queijo, mas tenho certeza que quem experimentar, vai se surpreender! Achei muito legal a venda pela internet que abrange o Brasil inteiro, assim quem quiser pode adquirir.

Mas se você é de Beagá, da uma olhada que eu te conto onde tem ..

Onde encontrar:  Savassi : Produtos De-Lá /  Mercado do Cruzeiro: Néctar do Cerrado /  Santa Tereza: Bitaca da Leste /  MERCADO CENTRAL: Roça Capital / Pampulha: Restaurante Paladino / Anchieta: Cafeteria da Fazenda . Os valores vão de R$32,50 a R$160,00 – dependendo da peça, do tamanho e do tempo de maturação! E esses valores são da venda on line, pelo site. Pra ligar lá: (035) 9828-0359.

Pra saber mais: #cliqueaqui / #site

Crédito da Foto: Bhdicas

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Gastronomia

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Ficou show o post! Gradicido,
Osvaldo Filho
http://www.queijodalagoa.com.br

A gente é que agradece tanto saber e sabor, nessa mineirice!

[…] do Restaurante do Porto, que eu amo! Camarões espanados da Classe A,  os premiados queijos D’Alagoa, doces da Gump Doceria, hambúrgueres do Duke n’ Duke e as pizzas da Pizzaperitivo. Além disso […]

Ficou show o post! Gradicido,
Osvaldo Filho
http://www.queijodalagoa.com.br

A gente é que agradece tanto saber e sabor, nessa mineirice!