BH DICAS

Mondrian | CCBB | Belo Horizonte

  • Avatar
  • por em 7 de julho de 2016

Belo Horizonte vem conquistando um espaço cultural interessante. Aos pouquinhos estamos vendo mais peças de teatro, shows, exposições e uma programação cultural inédita, comparada a de alguns anos atrás. Acho que isso acontece pelo crescimento natural da cidade, pela estrutura que vamos adquirindo e pelo interesse de cada um, ao procurar e demandar esse tipo de programa.

Por isso é tão importante valorizar, conferir e também incentivar quem está próximo da gente, a participar de programas tão bacanas.

bhdicas - ccbb - mondrianSe você não faz ideia do que vai acontecer na nossa cidade, nem nunca ouviu falar de Mondrian – mesmo depois de ver as fotos das obras, eu explico: Piet Mondrian foi um importante pintor modernista que criou o movimento artístico relacionado a arte abstrata. Ele usava cores primárias para criar suas obras sem restrições, claras, limpas e modernas, colaborou em 1917, com a revista De Stijl  (publicação que influenciou o movimento neoplástico), e com as formas da pintura concreta.

A maior exposição da América Latina, chega na nossa terrinha e vai apresentar pinturas, desenhos de arquitetura, maquetes, mobiliário, documentários, publicações de época e fotografias de artistas do movimento da vanguarda moderna holandesa e claro, de Mondrian – ícone principal da época.

A exposição, contudo, não se esgota com a história artística de Mondrian. Há uma segunda etapa, igualmente relevante para compreender o que aconteceu naquele período |1917-1928|, que mostra a agitação provocada pela revista De Stijl – O Estilo, o meio escolhido para que um grupo de artistas, designers e arquitetos, incluindo Mondrian, defendesse o neoplasticismo e a utopia da harmonia universal de todas as artes.

São cerca de 100 obras – 30 de Mondrian e uma seleção de múltiplas manifestações do movimento De Stijl compondo o mais completo conjunto desse período já exibido no Brasil. A maior parte do acervo é procedente do Museu Municipal de Haia, da Holanda, que reúne a maior coleção do mundo de obras de Mondrian.

As obras do artista inspiram não só a arquitetura, design e decoração, como a moda e gastronomia. Pesquisando uma foto bacanuda pra colocar nesse post, achei desfiles de moda, unha e até bolo estampado com os quadros do artista.

Chic e importante, né?

Onde é: CCBB  – Praça da Liberdade. Quando ir: de 20 de julho até 26 de setembro de 2016 | de qua a seg de 9:00 as 21:00 hrs. Quanto custa: gratuito. Pra ligar lá: (031) 3431-9400.

Fotos: google

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments