Fica a dica

Mostra de Cinema: Galpão 40 anos

O especial celebra o aniversário de quatro décadas de atuação do grupo teatral mineiro exibindo 6 obras produzidas pelos artistas ou envolvendo e tematizando o grupo e o seu processo criativo. As sessões acontecem de quarta a domingo, a partir das 19:00, com entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados no site Disk Ingressos ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa dos filmes que serão exibidos no Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

Um dos destaques será a estreia de uma série inédita de videorretratos intitulada “Muitos Anos de Vida” criada especialmente para celebrar os 40 anos do Grupo Galpão. O filme será exibido todos os dias da Mostra, sempre às 19:00. O curta-metragem apresenta retratos em movimento de cada ator e atriz do grupo, produzidos em estúdio, misturando fotografia, cinema e teatro. A série tem como pano de fundo uma vertiginosa festa de aniversário por onde circulam personagens imaginários, inspirados em vários tipos que já estiveram nas plateias e nos palcos do Galpão. A classificação indicativa é 16 anos.

A Mostra de Cinema – Galpão 40 Anos, traz ainda outros cinco curtas metragens relacionados ao grupo. 

  • A Primeira Perda da Minha Vida” (2021, classificação livre) realiza um mergulho poético no mundo do cinema e do teatro, por meio das cartas de uma boneca perdida. As filmagens feitas no teatro do Galpão Cine Horto fundem as duas linguagens, num exercício de profunda fantasia e imaginação.
  • Partida de Vôlei à Sombra do Vulcão” (2021, classificação 12 anos) traça a história de uma mulher que, hipnotizada pela imagem de um vulcão ativo do outro lado do mundo, parte ao encontro de sua fúria. Trata-se de uma peça-filme, jornada entre o teatro e o cinema inspirada nas narrativas do realismo fantástico.
  • Fogo Fátuo” (2021, classificação livre) retrata particularidades do processo de criação desenvolvido pelo Grupo Galpão ao longo de quase 40 anos de existência da companhia mineira.
  • Éramos em Bando” (2020, classificação 12 anos) traz a história de atrizes e atores do Grupo Galpão que, impedidos de estrear seu espetáculo por conta da pandemia de Covid-19, se lançam em uma primeira experiência artística no ambiente virtual.
  • Moscou” (2009, classificação livre) mostra o Grupo Galpão no desafio de montar, ao longo de três semanas de ensaios, a peça teatral “As Três Irmãs”, de Tchekhov. Com um detalhe: a peça jamais será apresentada ao público. O documentário registra os ensaios e os exercícios cênicos realizados pela trupe, questionando as fronteiras e os limites entre realidade e ficção.

O Grupo Galpão

É uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, cuja origem está ligada à tradição do teatro popular e de rua. Criado em 1982, o grupo desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa, busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público. 

Sediado em Belo Horizonte, é um dos grupos brasileiros que mais viaja, não só pelo país como também pelo exterior, já tendo percorrido o território brasileiro de norte a sul e participado de vários festivais em países da América Latina, América do Norte e Europa. 

O Grupo Galpão é formado por Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara.

Não perde!

Um beijo

*Relese Ascom

bhdicas

Posts Recentes

Conheça Amelia de Concha Y Toro

Experiência oferecida pela vinícola, aconteceu no Baretto do Fasano e proporcionou uma tarde de pinturas…

27 de março de 2024

Novo menu do Cabernet Butiquim

Petiscos, saladas e Pratos principais elaborados pela querida Chef Jana Barrozo, que está de volta…

27 de março de 2024

Saberes Ancestrais

Projeto Preserva, lança série sobre preservação do meio ambiente e da cultura popular mineira.

26 de março de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!