O mundo inteiro está mobilizado protestando de algum jeito, ainda que no meio da pandemia, pelo assassinato de George Floyd. Assassinado em Minneapolis por um policial que manteve os joelhos no pescoço de dele por 8 minutos e 46 segundos, sendo que nos últimos 2 minutos ele já estava inconsciente.
No Brasil, não é diferente. A luta contra o racismo é diária. Gente, não tem nem um mês que perdemos o menino João Pedro. Um jovem negro de 14 anos que foi assassinado com um tiro pelas costas, durante uma operação policial no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo no Rio de Janeiro. E são muitos outros… O Midianinja fez uma lista.
Até quando??? Eu me pergunto.
Pessoas brancas precisam usar dos espaços de fala para se posicionarem diante da situação. Precisam entender o privilégio de sermos brancos e não termos passado por nenhuma situação de preconceito racial. É triste que a gente ainda precise debater sobre isso, mas é muito necessário.
A base do fascismo é a repressão e a maneira autoritária de impor conceitos de nação e raça sobre valores individuais. Por isso, é tão importante que fiquemos juntos, pela democracia. Aqui no bhdicas, nenhum tipo de preconceito é tolerado.
Aproveito a oportunidade para dar a dica de perfis de criadoras de conteúdo negras para você acompanhar.
@k.arlalopes – leia o último post dela!
@modices
@blzinterior
@tiamaoficial
@laricunegundes
Se informe. Reconheça o preconceito e lute dia a dia, contra.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.