O “Noturno nos Museus” está de volta, abrindo as portas dos Museus, Centros de Referência e de Memória de nossa cidade com muitas exposições e outras atividades culturais como: dança, literatura, cinema, música e teatro de 18:00 as 23:00 hrs.
É um convite para conhecer e revisitar a programação cultural dos museus da cidade, em horário noturno e especialmente desenvolvida para essa celebração. Durante o Noturno, a experiência com as atividades culturais ampliam as relações do público com esses espaços, criando vínculos com os visitantes. Neste ano, o projeto integra as celebrações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha com exposições e programações culturais nos museus localizados na região. Conta também com o Circuito Portinari, especialmente criado para a data, em homenagem ao artista Cândido Portinari, que destacará obras icônicas do artista presentes na Pampulha e também na Regional Centro-Sul.
A noite do dia 14 de julho será dedicada também à comemoração dos 80 anos do Museu Histórico Abílio Barreto – MHAB, inaugurado em fevereiro de 1943, o museu celebra com a abertura da exposição “Belo Horizonte: Fora dos Planos” que revisita o acervo e apresenta para o público obras e documentos importantes para a história da cidade como a planta topográfica original de Belo Horizonte, concebida pela Comissão Construtora da Nova Capital, em 1859.
Assim como em anos anteriores, a 8ª edição do Noturno nos Museus, em parceria com os Centros Culturais da Prefeitura de Belo Horizonte, localizados em todas as regionais da cidade, oferecerá transporte gratuito, por meio de vans, até os espaços museais, facilitando, assim, o acesso e a democratização à cultura para os cidadãos.
Para aproveitar melhor essa noite, haverá também roteiros com transporte gratuito entre o Centro de Belo Horizonte e a Pampulha, ao longo da orla da Lagoa e no Hipercentro. As vans estão sujeitas à lotação, e operam de acordo com a capacidade de lugares.
A programação completa do “Noturno nos Museus” pode ser acessada no site e é um convite para viver a cidade por meio de sua produção histórica, artística, científica e cultural.
http://portalbelohorizonte.com.br/noturnonosmuseus
Um beijo!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.