BH DICAS

O Circuito Gastronômico de Favelas

  • por em 16 de maio de 2025

Evento chega à sua 8ª edição no Mercado da Lagoinha, nos dias 24 e 25 de maio, com entrada gratuita. 

Ei gente! O Circuito Gastronômico de Favelas tem entrada gratuita e programação diversa para todas as idades. Serão dois dias de festa, sabor e afeto, reunindo dez cozinheiros de comunidades periféricas de BH, que levam ao público pratos que misturam tradição, história e muito tempero bom.

No sábado, a chef Márcia Nunes, do restaurante Dona Lucinha, comanda uma cozinha-show com a receita “Canjiquinha Salpicada de Vida” e participa de um bate-papo sobre cultura alimentar, memória afetiva e nutrição. Outro destaque do dia é o projeto Sopa de Pedra, do chef Américo Piacenza, que prepara uma grande Carbonara Mineira, servida gratuitamente para pessoas em situação de rua. No som, a roda de samba de Fabinho do Terreiro promete emocionar com a presença de nomes importantes do samba mineiro, como Dona Elisa, Dona Lucinha Bosco e Seu Domingos do Cavaco. O DJ Joca completa a trilha sonora do dia.

Já no domingo, a programação segue com a masterchef Beth Coutinho, que vai compartilhar histórias e reflexões sobre a cozinha simples, afetiva e cheia de afeto que marcou sua trajetória. Em seguida, a quilombola Kriola Taty apresenta o premiado quitute “kubu” e fala sobre os saberes da cozinha ancestral, ensinados por gerações no Quilombo Mangueiras. Fechando a programação musical, a Orquestra Cabaré volta aos palcos com um baile de três horas de samba e releituras cheias de personalidade. DJ Thiagão também participa.

Ao longo dos dois dias, o público vai poder provar criações como Paella Mineira, Feijoada Senzala, Panceta Crocante, Peixe Frito, Língua Recheada com chips de batata-doce, e sobremesas como Delírio de Limão e Delícia da Lua — tudo preparado e vendido pelos próprios chefs, que passaram por formações em gastronomia e empreendedorismo. O evento também conta com área de recreação infantil.

Mais do que um evento gastronômico, o Circuito é um movimento de valorização da culinária periférica e fortalecimento de pequenos empreendedores. Idealizado por Danusa Carvalho, o projeto é uma vitrine para talentos das comunidades e uma ponte entre os sabores das favelas e o centro da cidade. A iniciativa também antecipa a criação da Casa da Gastronomia Social, um centro de formação e convivência previsto para 2025, voltado para profissionais da cozinha vindos das periferias de BH.

A realização é da Casulo Cidadania, com patrocínio da Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Onde: Mercado da Lagoinha – Av. Pres. Antônio Carlos, 821 – Lagoinha, Belo Horizonte / Dias 24 e 25 de maio, sábado e domingo / Horário: a partir das 12h / Entrada gratuita / https://www.instagram.com/circuitogastronomicodefavelas/

Um beijo

*informações recebidas Luz comunicação

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments