O sono dos nossos filhos é prioridade!

Identificar e facilitar o sono do bebê é garantir que ele não sofra! Isso mesmo, as crianças (especialmente bebês) sofrem quando não conseguem dormir. Os motivos são variados, mas quero destacar uma das causas: a falta de cuidado dos ADULTOS. 

Exemplo para “sentirmos na pele”: imagina você em uma segunda-feira cedo, tempo com chuva e aquele frio gostoso. Seria bom dormir, né? E não podemos tirar uma soneca por causa do trabalho, por exemplo!!! Na fase do bebê é a mesma coisa. Ele quer dormir, e nos, adultos, decidimos que a criança tem que viver o nosso ritmo. Errado!

Lá em casa:

O Samuca tem 2 anos e 7 meses, assumo que erramos com ele em algumas situações neste sentido. Na época do natal de 2013, por exemplo, quando ele tinha meses, inventamos em ir à casa de todos parentes queridos de uma vez. Estávamos empolgados, pois tinha muita gente doida para ver nosso pacotinho.  Resultado, chegamos em casa e ele chorou e sofreu por 1h30. Natural… Falta de maturidade da nossa parte, mas que valeu como aprendizado. Depois disso, as coisas mudaram. O sono dele virou prioridade.

Descobrimos os horários da soneca dele e viramos o mundo para criarmos um ambiente adequado para o seu descanso. A noite, por exemplo, eu e Tê, por volta das 20h30/21h, já pegamos o Samuca coçando os olhos e a cabeça. São os sinais de que ele já está com sono. Rapidamente (rsrsrs), executamos a “Operação Carneirinho”.  Aos poucos, vamos cortando os brinquedos, trocamos a sua fralda (em breve sem ela), ele toma o “Toddy”, come bolo, escova os dentes e apagamos as luzes da casa toda. Esta é uma situação geral, mas que ajuda a manter uma rotina e o não sofrimento. Tem dia que dorme em segundos e outros depois de horas. Não existe uma receita de bolo.

Para se ter uma idéia, a Tereza já deixou de ir ao próprio aniversário em um restaurante, pois o Samuel, na época, estava quase dormindo. E tem que ser assim!!! Volto a falar: “prioridade e respeito!”. O conforto do nosso filhão em primeiro lugar. Busque entender o bebê. Não se renda às “pressões”: “vocês não irão à festa?” Diga não!

Foto: Soosh

Mais dicas:

A sugestão é criar o ritual em sua casa. Deixe para falar de assuntos pesados depois que ele dormir. Tente manter o ambiente calmo e com energia leve. Tome um banho para você relaxar e por questões de higiene, claro.  Muitas vezes, o Samuca quer brincar, mas está tonto de sono. Aí vai na “marra”. Ele chora, eu o pego no colo e vai. Vou andando pela casa, monitoro os olhinhos se fechando por meio do espelho do banheiro. Não prolongamos a ida para cama. Quanto mais demorar é pior. Vai quebrar toda a rotina.

Ao fazê-lo dormir, eu o abraço com carinho, canto baixinho, invento músicas e, se o sono apertar para o meu lado, vigio os carros estacionados na porta da minha casa (kkkk). Faço muito isso com o Samuel. Já sei a rotina da vizinhança e da galera que freqüenta um bar daqui de frente. Desde quando ele era bem pequeninho.

“Filho, este abraço bem gosto que o PAPAI te dá todos os dias é o momento que transmito para você TODO O AMOR, CALOR E ENERGIA PARA QUE NADA DE MAU TE ACONTEÇA.”

Até a próxima!

bhdicas

Posts Recentes

Menu executivo do Nino Cucina

Restaurante oferece Menu Executivo de seg a sex!

3 de abril de 2025

Feirinha Aproxima Abril

Evento gratuito será no sábado, 12/4, no entorno do Museu Abílio Barreto.

1 de abril de 2025

O que fazer em Ouro Preto?

Lista com dicas do que fazer na cidade histórica.

27 de março de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!