Que eu sou fã do Carpinejar não é segredo. Adoro os livros, a linguagem e as crônicas. Amo tanto que um dos textos de “Espero Alguém | Venha por favor” foi tema do meu casamento. Toda vez que leio me emociono muito. Ainda acho que ele escreveu aquilo tudo pra mim, rs. Quem já foi visitar o Espaço Loft Bhdicas na Loja Maria Alice, teve a oportunidade de ver meu livro autografado por lá. Ôh emoção que eu senti no dia, viu!?
Bom, mas vamos a dica! Será a primeira oficina de escrita criativa do autor na nossa cidade. A despretensão, simplicidade e as surpresas do texto breve são alguns dos temas trabalhados por ele, que também abordará a história comentada do gênero da crônica, as diferenças em relação ao artigo e ao conto, a importância do exemplo pessoal na elaboração da atmosfera e a força do humor na prosa contemporânea, de João do Rio a Luis Fernando Veríssimo.
O autor apresenta suas teorias sobre o fazer literário, e estabelece uma possibilidade de acentuar a beleza da banalidade. Em atmosfera lúdica e confessional, serão desenvolvidas crônicas e tarefas como cartas, troca de sapatos, esvaziamento de bolsas, jogo de forca, lista de mercado e relação de objetos perdidos.
Exercícios criativos serão utilizados como complemento à teoria, explicado que, ao contrário do que se pensa da crônica, a leveza não é superficial. Neste gênero, o assunto é o estilo e o leitor espera mais dúvidas do que certezas do cronista (por isso, a crônica reproduz as hesitações de uma conversa).
Temas abordados: História comentada da crônica: diferenças entre crônica, artigo e conto | A despretensão e a espontaneidade, simplicidade e surpresa, a leveza não é superficial | A cozinha do trivial: o assunto é o estilo | Os três “E’s” da crônica: Estranheza, Exemplo, Emoção | O detalhe é Deus | Hesitações de uma conversa: a proximidade com o leitor | O ponto de vista minoritário | A importância da poesia na elaboração da atmosfera | O humor no gênero brasileiro: de Sérgio Porto a Luis Fernando Verissimo.
Legal demais, né?! Eu amei e tenho certeza mais que absoluta que vai ser um sucesso.
Onde é: Amadoria – Rua Cap. Procópio, 18 – Santa Teresa. Quando ir: 15/7 – sexta de 19:00 as 22:00 hrs e 16/7 – sábado de 9:00 as 12:00 hrs. Quanto custa: R$ 300,00 . Pra se inscrever: lu@amadoria.com.br / (031) 9 9801-9434. Pra acompanhar o evento no face: #cliqueaqui .
Pequena Companhia de Teatro (Maranhão), chega a Belo Horizonte, no CCBB BH.
Banda celebra 1 ano do álbum “Original Brasil” na Autêntica com a participação especial de…
Laços da Ancestralidade reúne a cultura dos povos afro periféricos em BH