Já falamos um pouco sobre Nova York na matéria anterior. Agora o foco será Paris, que recebe milhões de turistas todo ano e é um sonho para todos os viajantes.
A cidade luz é um sonho para muitos viajantes, mas é importante escolher com calma o lugar onde você irá se hospedar.
Os bairros (arrondissements) em Paris são em formato de caracol. Tudo começa na região do Louvre (1º arrondissement), e vai se desenrolando até chegar no relativamente distante Ménilmontant (20º arrondissement).
Se você não quiser/puder pesquisar, tenha em mente que ficando em algum dos 6 primeiros arrondissements, você estará perto de tudo. Pode até optar por usar o metrô, mas com disposição é possível passear entre os principais cartões postais a pé caso esteja hospedado nessa localização.
Quanto mais distante o arrondissement, maior a dependência do transporte público, e menos charmoso será o entorno. A Paris dos filmes, e do nosso imaginário, está na região central, e sendo possível recomendo se hospedar por lá mesmo.
Para quem busca charme acima de tudo, e gosta de passear por ruas que escondem surpresas a cada esquina, deve considerar o 3º e 4º arrondissements, onde estão o Marais, île St.-Louis e Luxembourg. Seja de dia, de noite ou a tarde, esses lugares são simplesmente maravilhosos.
Quem gosta de agito noturno deve considerar Quartier Latin/St.-Michel, St.-Germain, Montparnasse e Montmartre.
Particularmente não sugiro hospedagem próximo da Torre Eiffel e do Arco do Triunfo. Ambos ficam um pouco afastados, são hiper turísticos, o que tira um pouco o charme de Paris, e normalmente estão com preços inflacionados.
Estando em Paris vale a pena investir um pouco mais num hotel/apartamento central, que lhe permita ver e aproveitar toda a beleza e charme que a cidade tem a oferecer. Até mesmo porque algumas das melhores recordações virão dos passeios que você fará e dos momentos de descontração nas ruas, parques e cafés.
Boa viagem!!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.