Sob regência do maestro convidado Marcelo Ramos, a OSMG se apresenta em um dos principais cartões-postais da cidade executando “Suíte do Cigano”. A música marca a estreia de Márcio Borges na cena erudita. Conhecido como letrista do movimento Clube da Esquina, Borges ousou ao criar, por meio de software virtual de orquestração, a composição. Na trama, a saga de um cigano mágico responsável pelo dom da escrita ofertado a um poeta terreno. Ele apresenta suas proezas, facetas místicas, origens e prodígios através dos nove movimentos instrumentais que compõem a Suíte.
Todo o trabalho foi feito por Borges durante a pandemia, período em que o compositor estava em seu sítio, na Serra da Mantiqueira. Passado o isolamento, entregou a partitura à maestra e professora Claudia Cimbleris, que imprimiu no trabalho toda a sua expertise nas técnicas de composição e orquestração clássicas, mantendo as ideias originais. Além da experiência acadêmica e das orquestras, Cimbleris trabalhou com artistas como Bibi Ferreira, gravou CDs e compôs diversas trilhas sonoras.
Rádio Inconfidência foi a primeira emissora de Minas Gerais e, acredita-se, do Brasil, a transmitir, de outro país, uma copa do mundo de futebol. A rádio também conta com um dos programas mais antigos e tradicionais do mundo: “A Hora do Fazendeiro”. Dos seus microfones, saíram radionovelas, orquestras e artistas que ganharam o palco no Brasil e no mundo, como Carmen Miranda, Nelson Gonçalves, Clara Nunes e o maestro Juvenal Dias.
O programa Harmonia, da Rede Minas, leva a festa para a tela da TV mostrando a apresentação ao vivo, direto do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em Belo Horizonte, neste domingo (24), às 10h30. A transmissão também é garantida para os ouvintes pela rádio na 100,9 FM e AM 880.
Um beijo!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.