Orquestra Ouro Preto faz homenagem a Luiz Gonzaga - BH DICAS
BH DICAS

Orquestra Ouro Preto faz homenagem a Luiz Gonzaga

  • por em 9 de setembro de 2023

Concerto que celebra a obra do Rei do Baião terá única apresentação em Belo Horizonte no dia 10 de setembro, às 11h, no Sesc Palladium.

Foto: google

A Orquestra Ouro Preto coloca toda sua excelência e versatilidade a serviço da obra de um dos maiores gênios da história da música brasileira. As cordas abrem espaço para a sanfona, o triângulo e a zabumba, criando uma mistura entre o erudito e o popular no espetáculo “Gonzagão: Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra”, que estreia no dia 10 de setembro, às 11h, no Sesc Palladium. A apresentação integra a série Domingos Clássicos e os ingressos têm preços populares.

Minas, Pernambuco e Paraíba é uma combinação que vem dando muito certo na trajetória da Orquestra. Além do encontro com Alceu Valença, que rendeu dois lindos concertos dedicados à obra do cantor, poeta e compositor, e após o mergulho vertical na obra de Ariano Suassuna para a criação de seu “Auto da Compadecida, a Ópera”, a parceria com Antonio Nóbrega, expoente do Movimento Armorial, e a cantora Duda Beat, em um celebrado concerto transmitido via YouTube, a formação mineira se volta à obra de mais um artista notável que enalteceu o Nordeste em sua arte.

O cantor, compositor e sanfoneiro Luiz Gonzaga marcou a música brasileira e se tornou um dos primeiros representantes da cultura nordestina a obter notoriedade em todo o país. Nascido em Exu, no Sertão de Pernambuco, em 1912, deixou um legado de canções conhecidas por muitos e regravadas mesmo após sua morte, em 1989. Ao longo de meio século de carreira, deixou 44 discos de vinil e mais de 50 compactos, sem contar os registros em 78 rotações e as coletâneas.

Para criar esse tributo e mergulhar no universo de Gonzagão, a Orquestra Ouro Preto convidou o arranjador Mateus Freire, com quem soma parcerias de grande reconhecimento e sucesso, entre elas as versões para os clássicos de Alceu Valença nos projetos Valencianas I e II. Ele foi buscar nas memórias de infância a inspiração para propor um diálogo entre as cordas e a sanfona nos novos arranjos.

Em 10 de setembro de 2023, domingo / Horário: 11 horas / Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, centro) / Ingressos:  No Sympla ou na bilheteria do teatro. / Informações: www.orquestraouropreto.com.br

Um Beijo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments