O bom mineiro (e bom forasteiro) que se preza, adora um pãozindequeijo. Uma vez alguém me disse que só come pão de queijo se for em Minas, ou se for uma mineira ou mineiro que prepararem a receita. Não sou tão radical, pois existem sim (poucos) lugares que valem a pena experimentar essa delícia fora da terrinha.
E existe também uma insistência em classificar o pão de queijo como comida ‘não saudável’. Uai gente, tem alguma coisa ali que mata e eu não sabia?
Comida saudável para mim é aquela limpinha, que não causa nenhuma doença ou não leva a morte. “Mas tem gordura, e tem sal!”. Mas quem disse que não pode consumir? Caso você não coma um absurdo de pão de queijo (eu sei que dá vontade, mas não é recomendado), não seja intolerante a lactose e não tenha alergia a proteína do leite de vaca, não consigo entender o porque de chamar essa delícia de ‘não saudável’.
Mas claro, tem gente que ainda não entendeu o espírito da coisa, e resolveu ‘fitnesstizar’ o pão de queijo… Se você procurar na internet receita de pão de queijo light ou fit do lado de um mineiro, garanta que ele está em dia com o plano de saúde: ele pode ter um infarto ao ver tamanho absurdo.
Mas porque fizeram isso com nosso querido pãozindiqueijo?
Algumas linhas da nutrição condenam o consumo de lactose, que é o açúcar do leite. Pra vocês entenderem, vou explicar o que acontece: A lactose é uma dissacarídeo (ou seja, um açúcar formado por duas moléculas – por isso o “di” – galactose e glicose). Quando ingerimos algum produto lácteo, a enzima lactase divide esse açúcar (separando a galactose da lactose) no intestino, e daí esses açúcares ‘separados’ estão prontos para serem absorvidos.
Algumas pessoas tem alguma falha na produção de lactase, que pode ser total e parcial: ou seja, elas ingerem a lactose mas ela não é ‘separada’, logo não é absorvida. Para esse quadro damos o nome de intolerância a lactose.
A intolerância a lactose pode causar sintomas como gases, diarréia, dores abdominais, inchaço e até dores de cabeça. Isso ocorre porque a lactose não digerida é fermentada pelas bactérias que vivem no nosso intestino. Os sintomas vão depender do nível de intolerância e da quantidade de lactose em cada produto ingerido.
Mas não é todo mundo que é intolerante a lactose, e ao contrário do que muita gente diz, a lactose não é um veneno! Existe uma queda fisiológica na produção da lactose a medida que vamos envelhecendo, mas se você não tem a intolerância, essa redução pode passar desapercebida – e não te inabilitar de consumir produtos que tenham a lactose.
Eu acho o máximo que o mercado para intolerantes tenha crescido tanto, há pouco tempo atrás era super difícil lidar com intolerâncias do tipo! Mas infelizmente esses produtos são vendidos para públicos não específicos, que insistem em achar que a restrição sem necessidade é o caminho para uma boa saúde e emagrecimento.
Muitas pessoas vão pensar “ah, mas minha tia parou de comer lactose e emagreceu!”. Sim, faz total sentido! Mas isso ocorre pelo simples fato de você restringir o consumo calórico: imagina quanta coisa gostosa e mais calórica você vai ter que deixar de comer se tiver que evitar a lactose?
E outras pessoas irão pensar ‘eu parei de comer lactose e não emagreci um grama!’ ou até vão contar o caso de alguém que é intolerante e continua com excesso de peso: isso acontece porque muitos produtos ‘sem lactose’ ou até intitulados de ‘saudável’ podem ter o mesmo valor calórico do que aqueles condenados!
Um exemplo CLÁSSICO é o pão de queijo sem queijo feito com mandioquinha (um minuto de silêncio pelo nome dado a esse bolinho de mandioquinha). Veja na tabela abaixo os dados nutricionais de um bom pão de queijo (receita clássica!) e de um arghhhhh… pão de queijo sem queijo de mandioquinha
Conclusão: se você tem intolerância a lactose, o pão de queijo feito com queijo/leite sem lactose é uma excelente alternativa. Se você não tem e acha que só porque o pão de queijo sem queijo é ‘fit’ pode comer a vontade, abre o olho!
Na minha opinião, pão de queijo bom é aquele que você come com prazer e equilíbrio! E se você não abre mão de um bom pãozinhodiqueijo com café e moderação (assim como eu), dá uma abraço aqui sô! Tem coisa melhor não!
Agora dá licença que vou ali passar um cafezinho e preparar um pão de queijo ‘do bão’!
Pequena Companhia de Teatro (Maranhão), chega a Belo Horizonte, no CCBB BH.
Banda celebra 1 ano do álbum “Original Brasil” na Autêntica com a participação especial de…
Laços da Ancestralidade reúne a cultura dos povos afro periféricos em BH