Cerca de 50 cadeiras históricas, provenientes de museus e de coleções particulares, retratam a nova estética que surge durante o movimento modernista no Brasil. O espírito moderno, que percorre as artes, a arquitetura e valoriza elementos da cultura brasileira, traça para o mobiliário novas formas assinadas por pioneiros como Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Joaquim Tenreiro, Sérgio Rodrigues, Flávio de Carvalho e Jorge Zalszupin.
As inspirações trazidas pelos imigrantes foram determinantes na criação e produção do mobiliário nacional que se projetam no cenário internacional, revelando grandeza na simplicidade, riqueza nos materiais e excelência no fazer.
Na exposição, esses objetos do cotidiano expressam uma nova forma de pensar e viver e se tornam registros do nascimento do design brasileiro. Com um recorte de 60 anos, entre as décadas de 1920 a 1980, a mostra faz parte das comemorações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha e é realizada em parceria com o “Museu da Cadeira Brasileira – MuC” e o evento cultural “Modernos Eternos BH – 2023”.
Curadores: Adriana Dornas e João Caixeta
Até 27 de agosto de 2023 / Visitação presencial: terça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras) – Tour virtual no site: www.casafiatdecultura.com.br
Não perde!
Um beijo
Pequena Companhia de Teatro (Maranhão), chega a Belo Horizonte, no CCBB BH.
Banda celebra 1 ano do álbum “Original Brasil” na Autêntica com a participação especial de…
Laços da Ancestralidade reúne a cultura dos povos afro periféricos em BH