É a pergunta de muitos que querem estrear as passadas mais rápidas!
MOTIVAÇÕES
Bem, cada um tem a sua motivação pra começar a correr. A minha foi apenas o tédio da musculação convencional: matava a ficha e ficava na esteira da academia. Rsrs.
Após a primeira aventura em uma prova de rua, me apaixonei e quis aprimorar cada vez mais. Tem gente que começa puramente pela busca da boa forma, pela saúde, ou para “ver se começa a gostar.”
A verdade é que para sentir prazer na corrida, temos que superar a fase de adaptação, que é difícil. “Corro 5 minutos e meu coração vai na boca. Não consigo mais que isso” ou “Correr dói!!!” ou ainda: “Comecei a correr, mas parei porque sentia o joelho.” Essas são as frases que mais escuto dos amigos iniciantes.
Começar qualquer coisa que não estamos acostumados na vida, é difícil mesmo! O problema é que as pessoas desistem, antes de realmente começarem. A corrida é um dos esportes mais “a longo prazo” que existe. Hoje eu corro bem e não tenho muita dificuldade, porque já se somam 12 anos desde a minha primeira prova. É muita estrada nas pernas!!! Rsrs
Esse papo de dom e talento, não existe. Claro que ter um biotipo longilíneo e mais leve ajuda, porém definitivamente não é isso que distingue os corredores de alta performance. O auge da maioria dos corredores é a faixa dos 30-40 anos. Isso porque se deduz que eles já tenham uma bagagem de experiências e treinos por trás.
Os africanos tem um biótipo favorável à corrida… porém, se não fossem os treinos pesados em condições climáticas desfavoráveis e terrenos variados desde pequenos, provavelmente eles não seriam tão brilhantes assim.
Escrevi isso tudo, para incentivar os iniciantes: não desistam!!!
1- Aconselho procurar um ortopedista ou fisioterapeuta (do meio esportivo, de preferência e que lide com atletas e ame esportes!) para que ele verifique o seu biotipo, pisada e já te adiante informações que vão ajudar muito.
Em BH temos a FIVE – centro de treinamento. Lá, eles fazem diversos testes interessantes e a partir dos resultados, elaboram os treinamentos funcionais para o tipo de esporte que deseja praticar. O time de profissionais e a estrutura são muito bacanas.
2 – A partir desses exames e testes , vc poderá comprar o tênis indicado por eles, para o seu tipo de pisada. Investir em um bom tênis, é uma dica importante. Se você retirar “aquele” tênis que está parado no seu armário há anos e quiser começar a correr com ele… você vai sentir o joelho! Os tênis tem prazo de validade, endurecem e ressecam com o tempo e com isso perdem o amortecimento. Podem parecer novos por fora, mas na verdade, ele não te dará um bom desempenho na corrida. Em geral, duram aproximadamente 500 km. Somando treinos e provas, por isso, fique atendo à rodagem do seu.
3 – A escolha de assessoria esportiva também é importante. Treinar com planilhas é muito diferente e produtivo. Além disso planilha, vira agenda… e agenda, é compromisso! Nosso desenvolvimento é notável, e aprendemos muito. Busque uma assessoria esportiva que tenha o seu perfil e explique qual sua meta e seus anseios com os treinos: alguma prova especifica, melhoria de tempo ou não: quero apenas aprender a correr! O principal é encontrar uma turma do “bem”, do “esporte” que irá te incentivar e torcer por você!
Em Belo Horizonte, temos muitas assessorias esportivas confiáveis, sérias e alto astral!!!
- Grupo Mais (a minha!)
- HF Treinamento Esportivo
- Leg Assessoria
- TEO Esportes
4 – Passada essa fase, não necessariamente nessa ordem, conheça os sites de corrida e procure uma prova que te desafie. Sempre me perguntam: “O que você ganha pra correr isso tudo?! “Nada. Apenas uma medalha de participação e um sorriso do tamanho do mundo”! E esse meu sorriso no final de cada prova – ora gargalhando, ora com lágrimas de emoção – vale cada esforço, cada passada, cada chegada!
Conheça alguns sites:
Mesmo se você não tinha ideia de como começar: dê o passo de fé e acredite. Se inscreva em uma prova de rua da sua cidade ou aproveite para viajar! Sim, economizar para viajar – e para correr – é o melhor hobby que existe! Prepare-se!!!
Poderia falar mil coisas para quem quer começar, visto que o mosquito da corrida, me picou aos 15 anos e nunca mais parei. Mas a mensagem principal é: Assim como na corrida da vida, não desista na primeira dificuldade. As flores chegam depois!!!
Corra pra vida!!!!
Beijos,
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Você brilha nas dicas, e nos incentivos em todas as redes!!!!!!! Um verdadeiro exemplo!!!
Amei !! Falou tudo correr é sim um desafio você compete com você mesma!! Nunca tinha corrido e seguindo planilhas fiz pampulha em um ano de treinos @grupomais _culturainglesa
Você inspira a todos, Naty!
A corrida, o sorriso, a alegria que vc carrega!
Continue assim!
Beijos
Flavinha
[…] Comecei a seguir pessoas que tinham uma rotina saudável, que praticavam atividades físicas regulares e que postavam dicas legais. Em uma dessas pesquisas e buscas achei uma moça simpática e sorridente, com posts que mostravam a paixão que ela tinha não só pela vida, mas pela corrida. Os posts dela no Instagram foram me inspirando e então decidi perguntar que dicas ela poderia dar para quem estava querendo iniciar na corrida. Mandei mensagem e ela respondeu! A Naty me instruiu a ler um post escrito por ela que me ajudou muito (o post está no BH dicas – correnaty – por onde começar). […]
Amei !! Falou tudo correr é sim um desafio você compete com você mesma!! Nunca tinha corrido e seguindo planilhas fiz pampulha em um ano de treinos @grupomais _culturainglesa
Você inspira a todos, Naty!
A corrida, o sorriso, a alegria que vc carrega!
Continue assim!
Beijos
Flavinha
Você brilha nas dicas, e nos incentivos em todas as redes!!!!!!! Um verdadeiro exemplo!!!