Compras

Quero presentear uma criança? E agora?

Eu ainda não tenho filhos. Mas pensar sobre como a nova geração está sendo formada, sempre me interessou. Quando trabalhava como psicóloga clínica, cheguei a atender algumas crianças e familiares, e estudava bastante o tema. A forma como as crianças são estimuladas hoje, vamos colher os resultados na sociedade, amanhã. Isso é óbvio. Mas parece que o mercado de brinquedos vive numa bolha.

Toda vez que preciso comprar algum presente (geralmente deixo para a última hora) eu passo raiva nas lojas de brinquedos. Já começa quando a gente chega, e o atendente pergunta se é para menino ou para menina. Depois vou olhando as embalagens e fico numa tristeza profunda ao perceber que as fotos das caixas são em sua maioria de pessoas brancas estampando o patriarcado. Meninas cozinham, fazem a unha, make. Os meninos ainda estão vinculados à construção, aos carros, aos heróis.

Não estou ignorando os avanços. Hoje temos algumas variedades de Barbie, por exemplo. Algumas bonecas com profissões. Mas vamos parar para refletir um pouco sobre esse tema, que está muito longe do ideal e é tão importante. Quando for escolher um presente, preste atenção.

Como passei por esse constrangimento recentemente, fiquei com vontade de dividir com você a reflexão e algumas dicas de presente para os pequenos, que incentivam o pensamento crítico, a elaboração da criança enquanto ser no mundo e a liberdade de expressão. Para quando você precisar, fazer boas escolhas. Agora se for de última hora, pergunta na loja grande, onde estão os brinquedos pedagógicos. Cavucando, a gente acha.

Desbrinquedo – Design de brincar para o envolvimento infantil levando em consideração a liberdade, a criatividade, as descobertas. Para o site é aqui.

Traquitana – Brinquedos Lúdicos e Livros infantis

Made in Beagá – A loja mais linda da cidade, não é focada nos brinquedos, mas oferece algumas opções legais e ainda com tema de Belo Horizonte, né minha gente? Jogo de Beagá, Jogo da Memória da Hilda e Casa do Afonso – Pão de queijo.

Brinquedos de Madeira BH – São brinquedos educativos e pedagógicos em madeira e MDF.

Use Barquinho – Quer dar uma roupinha super linda, estilosa, confortável e feita a mão? Cada uma mais linda que a outra.

Livros – Sempre uma excelente opção. Pesquise o conteúdo e escolha aqueles que abordam temas importantes. Tem uma coleção das Antiprincesas que eu adoro, Chico Buarque escreveu a Chapeuzinho Amarelo, onde ela enfrenta sozinha os perigos com o lobo. Fiquei conhecendo a Baratonauta de Tatiana Pimentel, aqui de Beagá.

Mundo Mobri – Produtos criativos em papelão. A casa do Pão de queijo, na Made in Beagá é de lá, e eles oferecerem mais um tanto de opção aqui no insta. Muito legal!

Foto: Desbrinquedo
Foto: Made In Beaga
Foto: Divulgação
Foto: Mundo Mobri
Foto: Ingrid do Lçando Fios
Foto: Use Barquinho
Foto: Traquitana
A Baratonauta – Tatiana Pimentel
Foto: internet
Foto: Leiturinha

Amigurumi

Personagens feitos em crochê que você pode pedir personalizado de acordo com o que a criança mais gosta. Muito legal. Essas duas pessoas que vou te indicar, a Ingrid e a Claudia, acompanham o bhdicas e fazem um trabalho lindo.

Além dessas dicas, na Feira Hippie tem uma sessão infantil que você encontra muitas opções legais, feita em madeira, mdf, pelúcia. Uma opção legal que recebi de ideia, é fazer uma caixa com tintas, canetinhas, papéis, massinhas. Qualquer papelaria você encontra os materiais. Faça você um cartão legal, um caderno de memórias, alguma coisa divertida e criativa para que a criança lembre, fortalecendo os laços e afetos entre vocês!

*Na urgência:

Brinquedo de atividades como a colmeia, por exemplo. Aquele de experiência de laboratório também acho bom. Tem tapete com letras, peças criativas de lego, massinha. Varetas, pula pirata, lança bolinhas, blocos de montar engenheiro, Genius. Fisher Price tem algumas opções que estão disponíveis em várias lojas grandes. Eu comprei um cubo de atividades motoras, com elástico, bolinhas. Procurando bem dá para fazer boas escolhas também.

Um beijo

bhdicas

Posts Recentes

Qual a sua loucura?

18 de maio foi marcado por centenas de usuários, familiares, profissionais, alunos, e simpatizantes pela…

23 de maio de 2022

BH tem Blues para todos!

XIV BH Soul Blues Festival tem programação musical nacional e internacional, em diversos locais de…

18 de maio de 2022

Ópera Aleijadinho ganha Mostra de Cinema

A história de Aleijadinho ganha mostra de cinema que complementa a ópera sobre o artista:…

17 de maio de 2022

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!