Gastronomia

Quem ama bacalhau??? Tem Festival!

Acontece pela primeira vez em Belo Horizonte o festival Bacalhau da Noruega, de 25 de julho a 11 de agosto. 20 restaurantes da capital fizeram um prato especial utilizando o ingrediente de origem milenar, encontrado nas águas do Polo Norte, na costa norueguesa.

No festival, os peixes salgados e secos da Noruega misturam-se às técnicas diversas dos chefs de BH. A versatilidade do produto, uma das escolhas preferidas de chefs por todo o mundo, aparece nos pratos em que o fazem ao forno, confitado, grelhado, na brasa ou como a estrela em recheios de pizza ou pastéis. As tradições de Minas Gerais também não se escondem: nos acompanhamentos, angu, toucinho, couve e até shot de feijão se unem aos sabores marcantes do Bacalhau.

A Casa da Agnes, da chef Agnes Farkasvolgyi, traz o toque mineiro ao bacalhau no prato “Trem da Noruega que viajou para o Brasil”: o lombo do peixe vem com suculenta mandioca amarela, toucinho, banana, pimentão e couve. No Cabernet Butiquim, de Jana Barrozo, o Bacalhau da Noruega vira recheio de pastéis sequinhos, com cebola caramelizada e creme romesco, enquanto no Forno da Levindo, Juliana D’Auria Myrrha, é recheio de pizza de longa fermentação.

Caetano Sobrinho, do restaurante Caê, faz a estrela do prato confitada com linguiça caipira, alho poró, pimentões, azeitona preta e ovos. No restaurante O Jardim, os clientes vão poder experimentar o ingrediente em sua forma grelhada, acompanhado pelo velouté de alho-poró de Will Oliveira. Felipe Rameh, do El MAI, desenvolve um prato delicado, em que o Bacalhau vira recheio de uma massa fina crocante, finalizada com tartare de azeitona preta e cebolete.

Em mais uma versão, o Bacalhau vai ao forno, acompanhada de batatas ao murro, no Caravela, do chef português Cristóvão Laruça. Em seu outro restaurante, Turi, o peixe vai na brasa com chimichurri, enquanto na Fazenda Cervejeira, o chef prepara um arroz de bacalhau.

Também tem Bacalhau à moda oriental, no Odoya, de Yves Saliba, bolinho de Bacalhau recheado com requeijão da casa, no Per Lui, também de Saliba; o peixe em crosta, com direito à polenta cremosa, no D’artagnan, de Marise Rache, e arroz de Bacalhau gratinado, no La Palma, de Naiara Faria.  Outros restaurantes renomados que compõem a programação são Nuuu, de Guilherme Melo, Taberna Baltazar, de Flávia e Teresa Baltazar, Restaurante do Porto, Omilía, de Gabriel TrilloEmpório Paraíso Café Salumeria e Babel, de Daniel Patuzzo.

Perde não!!!

De 25 de julho a 11 de agosto. Saiba mais aqui:
https://www.festivalbacalhaudanoruega.sindrio.com.br/

Um beijo

bhdicas

Posts Recentes

Instalação Moles na Semana Criativa de Tiradentes

Ainda é possível visitar a obra feita por Hugo Sasdelli e Jader Almeida na Villa…

1 de novembro de 2024

Pablo Vittar, Ivete Sangalo, Pedro Sampaio e muito mais, no Mega Space

Grupo San Sebastian, escolheu Minas Gerais para comemoração dos seus 15 anos! Vem saber mais.

30 de outubro de 2024

51 anos de Feira Hippie

Vários artistas começaram na Feira Hippie. Você conhece algum?

30 de outubro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!