CCBB BH recebe a exposição “Ruídos”, que abrange um recorte da produção da artista visual brasileira Berna Reale, de 2009 a 2023, em fotografia, objeto, performance, pintura e vídeo. As obras propõem uma reflexão sobre a condição humana diante da desigualdade de gênero, econômica e social, assim como da violência.
No percurso pelos espaços da exposição, imagens sedutoras criadas pela artista que, segundo o curador Silas Martí, são estratégicas para denunciar “as mais variadas violências contra os grupos mais vulneráveis, como mulheres, moradores das periferias e populações carcerárias”. É uma narrativa do que é viver no Brasil, um país barroco, tropical e violento, e o que é ser brasileiro”.
A realidade também se apresenta nos objetos escultóricos feitos com formas de alumínio para bolo. A artista ressalta que a interação gráfica do desenho gravado sobre o metal não é apenas um material retirado de seu contexto. É também nos bolos que familiares e mulheres de detentos tentam enviar para dentro dos presídios armas, drogas, celulares e outros objetos de forma clandestina e acabam também sendo detidas. “A obra ‘Arma branca’, por exemplo, diz bastante sobre a violência doméstica. Observe quanta simbologia existe em um bolo com facas gravadas”, comenta a artista.
“Escape”. “É uma parte de um projeto desenvolvido ao longo de um ano. Apresenta a mesma personagem em outros contextos, inclusive andando pelas ruas de Nova York. Este vídeo é talvez o momento que mais representa o projeto, pois fica mais claro o desconforto de não se encontrar no meio da angústia, da solidão e da impossibilidade de sobreviver, de se optar em desistir”, explica Berna.
A exposição “Ruídos” poderá ser vista nas galerias do térreo, e a entrada é gratuita, com retirada de ingresso a partir no site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB BH. Galerias do Térreo – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – De quarta a segunda, das 10h às 22h - até 10 de junho / Gratuita, mediante retirada de ingresso no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH.
Um beijo!
Pequena Companhia de Teatro (Maranhão), chega a Belo Horizonte, no CCBB BH.
Banda celebra 1 ano do álbum “Original Brasil” na Autêntica com a participação especial de…
Laços da Ancestralidade reúne a cultura dos povos afro periféricos em BH