Dicas

Seminário Praça Sete: patrimônio vivo

Na Praça Sete, no coração da capital, duas avenidas importantes se encontram, mas são as culturas e experiências que verdadeiramente se cruzam. Uma vivência compartilhada, que ativa, diariamente, memórias afetivas — individuais e coletivas — de Beagá.

Em meio às construções de diferentes épocas e estilos arquitetônicos, vive um patrimônio (material e imaterial) que não é estanque: carrega as nossas marcas, as do tempo e da história; a gente o vê e ele nos vê de volta.

O seminário Praça Sete: patrimônio vivo é um encontro de diferentes perspectivas de quem vive, pensa e/ou empreende no hipercentro da cidade: comerciantes, gestores públicos, arquitetos, historiadores, comunicadores, entre outros. É, essencialmente, um momento de falar e pensar sobre o seu presente, lançando um olhar sobre seu futuro.


Programação:

* * *

O seminário é feito para:

  • Representantes do hipercentro
  • Artistas e produtores culturais
  • Professores e estudantes universitários
  • Gestores públicos e privados ligados ao patrimônio
  • Historiadores

Mesas:

Como o patrimônio está integrado às políticas públicas para o hipercentro de BH?

Assim como nas grandes metrópoles do mundo, o patrimônio histórico — material e imaterial — presente no Centro de Belo Horizonte mobiliza e se mistura ao próprio movimento da cidade; é parte dele. Como as políticas públicas têm lidado com essa questão? O que esperar para o futuro?

Presença da Cultura e a vitalidade do Centro

O que torna uma região urbana viva é o seu uso cotidiano pelas pessoas. Nas regiões centrais das grandes cidades, a sinergia entre atividades culturais e comerciais forma uma combinação bem sucedida para manter os hipercentros pulsantes e valorizados pela população. É sobre essa sinergia que vamos conversar nesta mesa, afinal, a cultura é um serviço e o comércio também faz parte da cultura de uma cidade.

Eventos que abraçam o hipercentro

Cada vez mais os eventos culturais se conectam ao hipercentro de BH, numa troca rica de experiências, de vivência compartilhada e boas energias. A proposta é jogar luz nesses projetos, conhecendo-os um pouco mais e suas realizações com o impacto positivo ao Patrimônio.

Nova cena empreendedora do hipercentro

Nos últimos anos, diversos empreendimentos de gastronomia e entretenimento têm se instalado nos arredores da Praça Sete. Qual sua conexão e possíveis diálogos com o cotidiano do Centro? Quais seus desafios? É mais uma moda ou veio para ficar?

PALESTRA DE ENCERRAMENTO: A alegria (e o desafio) de manter o patrimônio acessível e amado – João Candido Portinari – Presidente do Projeto Portinari

Há décadas, o Projeto Portinari tem como missão manter viva a história e a obra do pintor Candido Portinari. É também um projeto muito bem sucedido em aproximar a arte das pessoas — suas iniciativas estão em galerias do mundo todo, mas também em comunidades e escolas públicas. Mais que um trabalho de gestão do patrimônio artístico, trata-se de um projeto de amor. Amor de um filho para seu pai; de um artista para o mundo; do mundo para o artista.

É um reencontro de João Portinari com o Cine Theatro Brasil Vallourec, 10 anos depois da exposição Guerra e Paz, que inaugurou o espaço.

03.08.2023 – Seminário Praça Sete: patrimônio vivo emitirá certificado de participação. É gratuito e aberto a todos, sem restrição de idade.  Cine Theatro Brasil Vallourec – Avenida Amazonas, 315 Centro de 9:00 as 18:00 – https://www.sympla.com.br/evento/seminario-praca-sete-patrimonio-vivo/2063882 

Um beijo!

bhdicas

Posts Recentes

Menu executivo do Nino Cucina

Restaurante oferece Menu Executivo de seg a sex!

3 de abril de 2025

Feirinha Aproxima Abril

Evento gratuito será no sábado, 12/4, no entorno do Museu Abílio Barreto.

1 de abril de 2025

O que fazer em Ouro Preto?

Lista com dicas do que fazer na cidade histórica.

27 de março de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!