BH DICAS

Sempre um Papo | Biografia de Renato Russo

  • por em 18 de outubro de 2016

Pra quem não conhece, o Sempre um Papo é uma associação cultural, sem fins lucrativos que contribui – e muito!, para o desenvolvimento de incentivo a leitura, e para a formação de opinião. Uma das atividades do projeto é a realização de encontros, entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Acontece também em outras capitais.

Eu já fui, acho um máximo e recomendo. O interessante é você escolher uma dia em que o convidado esteja abordando temas dos quais você se interessa. Fica mais rico o debate. Muitas vezes falam de um livro, filme ou projeto, que quando a gente sabe a respeito, é mais legal. Eu sempre coloco os meus preferidos no instagram bhdicas . Se você também gosta, acompanhe!

O próximo programa do Sempre um Papo em Belo Horizonte, recebe o jornalista e escritor Carlos Marcelo, com o lançamento da biografia revista, atualizada e ampliada : “Renato Russo – O filho da revolução”.

O livro foi lançado em 2009, chegando ficar entre os mais vendidos daquele ano. Agora, 7 anos depois, vem um capítulo novo, com entrevistas de familiares e músicos que conviveram com Renato no final de sua vida. Trata-se da obra mais completa sobre o músico, escrita a partir de mais de 100 entrevistas realizadas ao longo de nove anos. Manuscritos com os planos ambiciosos do iniciante Renato e os rascunhos de sucessos como Faroeste caboclo, Eduardo & Monica e Tempo perdido também são reproduzidos com exclusividade, bem como as letras vetadas pela ditadura militar.

Biografias são polêmicas, e já adianto logo que sou a favor. Me interesso sobre esse lado que nem sempre aparece. Eu não li a biografia, mas adoro o Renato Russo. Tô muito curiosa. Tenho a coleção completa de cds – sim, não existia spotify na minha época, filmes e tô dentro de qualquer tributo. Uma oportunidade dessa de saber mais, sobre um artista que acrescentou tanto na música brasileira, não pode – nem deve ser desperdiçada.

Onde é: Palácio das artes – Av. Afonso Penna, 1537, Centro. Quando ir:  19 de outubro, quarta-feira, às 19:30 hrs. Quanto custa: entrada gratuita. Tem um estacionamento na frente, é ruim de achar vaga. Se for de uber, leitores do blog ganham R$20,00 de desconto com o código uberbhdicas .

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.