BH DICAS

Monumentos de Belo Horizonte. Você repara neles?

  • por em 12 de setembro de 2020

Você repara nos monumentos da cidade? Belo Horizonte tem grandes obras, mas tá longe de serem apreciadas e valorizadas como deveria.

Tanto de trem

Capa do Episódio #26 sobre Monumentos de BH

O episódio dessa semana no Tanto de Trem podcast, é sobre Monumentos em Belo Horizonte. Andando pela cidade, a gente encontra esculturas, estátuas, bustos e monumentos pelo caminho. Você costuma reparar? Tira foto com eles? Se interessa pelo assunto??

Praça da Estação
Virgínia e Felipe com o tigre na Praça da Estação – réplica

Elas contam uma história, fazem parte da nossa memória e viram pontos de referência que tornam uma parte importante da identidade social. Conversamos sobre as estátuas, destacamos as mais representativas e contamos com a ajuda de pessoas entendidas do tema.

Leandro Magalhães, um dos responsáveis ​​pelo projeto que reúne alguns ícones em um acervo digital super legal: “Marcos Urbanos” . Quem também ajudou a gente foi, Carlos Henrique Bicalho, Arquiteto especialista em Restauro e Patrimônio Cultural. Ele respondeu algumas perguntas sobre os monumentos e explicou muitas dúvidas que a gente tinha. Por fim, Eduardo Henrique de Paula Cruvinel, da Belutor, também contribuiu e nós disponibilizamos nesse link , o que há na Belotur sobre os monumentos e também o mestrado dele, que é super interessante e só sobre o assunto.

Pra ouvir é só tacar o play!

Conta aqui, qual é a sua estatua preferida da cidade?

Bjs

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.