“Taraxacum officinale é o nome científico do dente-de-leão, uma plantinha minúscula e leve que pode viajar grandes distâncias com a ajuda do vento. Marcelo é o nome de um garotinho, mas ainda assim muito maior que um dente-de-leão.
Pequeno, grande, perto, distante, aqui, ali, lá, acolá… a história nos convida a refletir sobre dimensões e escalas. Acompanhando o percurso do Taraxacum por ruas, praças, rios e sonhos, Marcelo – e também o leitor – conseguem perceber a grandeza e a diversidade do mundo.”
O livro, Taraxacum, é o segundo livro da autora Andreza Félix, em parceria com o ilustrador Santiago Reis. Com a obra, Andreza se firma como representante de uma cultura para a diversidade, propondo o protagonismo negro na literatura infantil.
Um convite para olhar. Olhar devagar e enxergar tudo que for possível. A narrativa de Taraxacum homenageia os interioranos do Brasil: mercadores, artesãos, feirantes, gente que vive em um micro mundo que parece que acabou, mas existe, persiste e encanta. A obra é o encontro de interesses da autora: plantas e o mundo vivo. Destaque para a ilustração: Santiago Reis lança mão de diferentes técnicas como textura, colagem e traço, um convite para explorar riquezas estéticas.
Estar no meio da natureza conecta Andreza com a existência no planeta, com algo além de sobreviver. “Muitas vezes no meu jardim via passando uma sementinha de dente de leão voando. Pousando nas coisas, meio que pairando no ar. Sempre pensei: onde ela vai? de onde ela vem?”. Esse foi o motivo central para criar a história, pensar que plantas e sementes fazem viagens possíveis. A autora juntou os pontos com a teoria pedagógica que fala das crianças dente de leão: crianças que perseveram em ambientes adversos.
Lançamento do livro é sábado, dia 18 de junho, as 11:00. Local: Livraria da Rua – R. Antônio de Albuquerque, 913 – Savassi. Compra online https://loja.mazzaedicoes.com.br/taraxacum ou na Amazon.
Um beijo
*Reelease enviado Renata Alves
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.