BH DICAS

Diálogo entre patrimônio, design e turismo

  • por em 31 de maio de 2021

Territórios e redes criativas é um projeto que promove uma série de atividades boas para gente refletir e se informar.

BH

Foto Divulgação

O projeto Territórios e Redes Criativas, realizado pela Belotur em parceria com o Sebrae- MG, tem como objetivo valorizar a cultura material e imaterial de cada território, estimular arranjos produtivos locais dos diversos segmentos da economia criativa, potencializar e dar maior visibilidade aos empreendedores locais, gerando novas oportunidades de emprego e renda.

A Etapa Pampulha consiste na realização de uma série de atividades de reflexão sobre formas de desenvolvimento turístico sustentável de sítios com titulação de Patrimônio da Humanidade/UNESCO e tem como foco o desenvolvimento de produtos de design inspirados na arquitetura e na paisagem/natureza do conjunto moderno da Pampulha. O cerne do projeto é estimular novas experiências turísticas na região, com o olhar mais atento ao que circunda a arquitetura que caracteriza o Conjunto Moderno da Pampulha.

Serão dois dias de debates muito interessantes que você não pode perder. Entre os convidados do dia 10 de junho estão Marcelo Brito do IPHAN, representantes do Cidade Criativa de vários estados, Vanessa Mendonça e Rodrigo Costa (Brasilia), Alberto Gadanha (Fortaleza), Guilherme Zuchetti (Curitiba).

Já no dia 11 de junho, Felipe Martins da Made in Beagá, Susana Bastos e Marcelo Alvarenga da Alva Design e Lea Digues da Léa Cerâmicas.

BH
Foto de Felipe Martins para Made In Beagá

Felipe Martins: desenvolvimento de produtos de design inspirados na Pampulha.

Arquiteto e designer de produtos, em sua carreira, descobriu que sempre utiliza de referências regionais para dar vida a seus trabalhos. Felipe faz um trabalho primoroso de valorização da cidade, através dos produtos que cria em parceria com produtores locais, na Made in Beagá.

Espaço coletivo que, segundo ele, provoca a imaginação ao apresentar novos formatos de referências históricas e urbanas de Belo Horizonte. Para ele, esse caminho é uma forma de apresentar ao mundo e aos próprios belo-horizontinos o que a cidade tem para oferecer sob uma nova perspectiva.

BH
Foto Suzana e Marcelo

Alva Design

Susana Bastos é artista e designer, de natureza multidisciplinar, atua entre design e arte em vários campos da criação. Na moda desenhou por nove anos as coleções e desfiles da marca mineira Coven. A partir de 2012 distanciou-se da moda para dedicar-se à pesquisa artística e fundou juntamente com o irmão e arquiteto Marcelo Alvarenga a ALVA DESIGN.

BH
Foto de Lea Diegues

Léa Cerâmicas

Nascida em Belo Horizonte, a ceramista Lea Diegues, especializou-se em um curso avançado em modelagem do corpo humano e fundou a escola de artes Arteminas. Em BH trabalhou, por oito anos com produções de grande escala no Instituto Inhotim e lançou coleções exclusivas com a Líder Interiores e a Elisa Atheniense. Hoje, com mais de 18 anos de experiência, é uma das referências de artes plásticas de Minas Gerais e trabalha em ateliê próprio para dividir sua arte com o mundo.

Faça sua inscrição até dia 09 de junho gratuitamente. Tudo será transmitido pelo Google Meet. Para o dia 10 de junho, clique aqui. E para dia 11 de junho, é aqui.

Boa palestra pra gente!!!

Um beijo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.