BH DICAS

TOM OBJETO

  • por em 18 de fevereiro de 2025

A mais nova expansão do Grupo Tom Sobre Tom abre as portas na terça feira, 18.02.

Ei gente!!! A Tom Sobre Tom, multimarca de mobiliário, complemento, iluminação e objeto ampliou sua atuação de mercado ao incorporar em 2020 a marca Natuzzi Editions, e em 2021 a Jader Almeida aos seus negócios. Motivo mais que suficiente para dar vida ao Grupo TST.

Em 2025 mais um novo espaço – TOM OBJETO – vai ocupar uma casa dos anos cinquenta que já havia sido muito modificada, razão pela qual nem entrou em um processo de tombamento, mas ainda sim foi possível recuperar e restaurar alguns de seus elementos”, contou Hugo Sasdelli, arquiteto e urbanista, responsável pelo projeto arquitetônico e curatorial do novo empreendimento do Grupo Tom Sobre Tom.

A expansão resulta do desejo genuíno de evoluir e transformar a vocação do Grupo Tom Sobre Tom (que nasceu para agregar beleza aos espaços), e que desta vez priorizou comercializar e publicizar a diversidade da cultura e da produção de cada região do nosso país, a partir de expedições próprias Brasil afora e através da presença constante nas mais relevantes feiras e plataformas de arte e design brasileiras e internacionais.

Ao longo dessa jornada foi possível compreender que grandes talentos brasileiros, em muitas das vezes, necessitam migrar para outros ares a fim de encontrar o reconhecimento. Este indicador foi mais que suficiente para decretar que a TOM OBJETO seria a casa deles.

Aderaldo, Alva design, André Ferri, Carol Gay, Cláudia Moreira Salles, Domingos Tótora, Elisa Atheniense, Estudio Dentro, Héder Perdigão, Iludi Design, Jacqueline Terpins, Janice Perez, Luiz Pedrazi, Nicole Toldi, Paulo Goldstein, Regina Misk, Sui Objetos, Suka Braga, Tatiana Queiroz, Thais Mor, Vavan.

“É fato que há aceitação, interesse e valorização do nosso trabalho na nossa cidade e estado, mas a apreciação externa colabora e reverbera para a valorização interna, não dá para negar”, afirmou Susana Bastos (artista plástica e designer) que criou a Alva Design, em 2013, com o arquiteto e irmão Marcelo Alvarenga. Os objetos colecionáveis da marca são comercializados desde 2015 na Tom Sobre Tom.

Susana também narrou que “em doze anos de trajetória é perceptível um amadurecimento e um interesse cada vez maior dos consumidores e do varejo pelo design autoral, assim como uma crescente valorização do que é brasileiro. O que impacta também na mesma valorização pela indústria nacional, que vem migrando de uma cultura de cópia e de releituras de um design e de uma cultura que vinha de fora para uma crescente busca pela genuína identidade nacional”.

Segundo a ABEDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design), nos últimos cinco anos, o mercado de objetos de design tem crescido cada vez mais no Brasil. Em 2020 o setor faturou cerca de R$14,5 bilhões e em 2022; R$ 17,8 bilhões. O mercado de itens de design deve crescer a uma taxa média de 8% até 2025, quando seu faturamento deverá chegar a R$ 22,5 bilhões.

Na competitividade do mercado atual, o design autoral torna-se um diferencial para as marcas e um grande atrativo para o público em busca por identidade. É um diferencial para as marcas que buscam por autenticidade e prezam por produtos que possuem história, muita pesquisa e investimento.

A ascensão e interesse pelo design autoral acabou por fomentar o desuso da nomenclatura “adorno” (derivada do verbo adornar), que sugere enfeitar ou ornamentar coisas e espaços. A evolução do design no Brasil proporcionou o desgaste e esvaziou de sentido a palavra adorno. Já o objeto traz uma autonomia em si. Ele não está necessariamente à serviço de uma outra coisa maior . Ele tem vida própria dentro da sua função artística ou funcional.

As italianíssimas Kartell e Oluce e a holandesa Moooi são as representantes dos clássicos do design mundial e dos itens importados que completam o acervo da TOM OBJETO.

A atração nos dias de inauguração fica por conta da dupla Flavio Carvalho e Lula Duffrayer os – Pirilampos do Planeta – que assina a instalação luminotécnica na fachada externa da Loja, criada com resíduos plásticos de descarte. Os “Pirilampos do Paneta” é um projeto de educação ambiental que transforma resíduos plásticos em arte e esculturas de luz para promover o encantamento e beleza.

Abertura aconteceu hoje, 18 de fevereiro. Só vai!

Onde: na Rua Rio de Janeiro, 2120. https://tomsobretom.com.br/ | https://www.instagram.com/tomobjeto

*Agência Fatto (marketing do grupo Tom sobre Tom
*release Rafa Alves

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments