O Tranquilo BH começou em 2018 em Belo Horizonte, como um evento presencial que buscava conectar artistas de diferentes movimentos, cenas e gerações de BH. No formato de sarau, o Tranquilo apresentava 3 artistas por noite, toda terça feira, em endereços diferentes pela cidade.
Com a chegada da pandemia em 2020, o Tranquilo precisou se adaptar, sobreviveu através da contribuição voluntária do público nas lives e do financiamento de 2020. Esse ano, novas ideias viraram projetos, sempre com o propósito de reverberar a arte independente e autoral de Belo Horizonte.
O Tranquilo tomou nova forma e será movido pela coletividade: juntos, o público, o Tranquilo e os negócios locais formam uma rede de apoio. Nessa tríade colaborativa, a cultura mineira é fortalecida, o comércio local também e ao mesmo tempo o projeto entrega benefícios para os “Amigos do Tranquilo“, que vão de conteúdos exclusivos dos artistas a descontos em diversos estabelecimentos em BH, como recompensa por ajudar.
Legal demais né? O Amigos do Tranquilo é uma comunidade de consumo local (o Tranquilo, o público, as empresas locais e os amigos) criada para dar sustentabilidade e impulsionar o projeto com todos os custos. Como em um clube de membros, você recebe um tanto de benefícios com descontos fantásticos em 25 empresas locais que decidiram juntas apoiar o nosso sonho de propagar a música que se faz em Beagá e em Minas. Os planos funcionam com pagamentos mensais e, para ter acesso às recompensas no mês vigente, é necessário que sua assinatura esteja ativa até o dia 10 de cada mês.
Veja aqui os participantes e mais informações para apoiar!!! Os planos são a partir de R$10,00.
Thales Silva é o articulador, cantor, compositor e representante do projeto Tranquilo BH, participou do Diálogos Urbanos do Cine Brasil, onde contou mais detalhes. Eu achei tão legal, que queria te contar e agradecer a iniciativa para nossa cidade!!! É assim que a gente transforma as coisas!
Tranquilo BH é um palco apaixonado pela música mineira livre buscando fazer a arte continuar respirando em Belo Horizonte!
Um beijo!
*informações retiradas do site do projeto.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.