Vibra, viva e vira: hoje é dia de Virada Cultural  - BH DICAS
BH DICAS

Vibra, viva e vira: hoje é dia de Virada Cultural 

  • por em 16 de outubro de 2021

Cerca de 330 atrações, mais de 2 mil artistas envolvidos, 9 viras e 24 horas sem parar, para você valorizar a cultura de Belo Horizonte.

BH

Foto tirada no fia da gravação no Cine Santa Tereza

E eu vou fazer parte!! Fui convidada, esse ano, para apresentar o Vira Pipoca, uma das atrações da Virada Cultural que começa hoje e vai até amanhã. É sem parar, não fica gravado, e você não pode perder. Quero agradecer o convite!!! Foi um desafio pra mim, gravamos no Cine Santa Tereza, e nunca tinha feito esse tipo de trabalho. Obrigada mesmo pela oportunidade.

São mais de 200 horas de programação totalmente gratuita, com conteúdos pré-gravados ou ao vivo, com tradução em libras, em nove espaços de transmissão simultânea. Intervenções urbanas também poderão ser vistas pelo hipercentro da capital, em formatos programados para evitar aglomerações.

Espere música, intervenções e instalações urbanas, cultura popular, gastronomia, cinema, teatro, dança, circo, artes visuais, moda e design, bem-estar e saúde, literatura, feira digital.

Nove espaços de transmissão simultâneos

A proposta da 6ª edição do festival é estimular, no ambiente digital, as experiências de simultaneidade e diversidade, tradicionais em todas as edições da Virada Cultural. Para isso, a programação foi dividida em nove espaços on-line de transmissão, batizados de “Viras”.

BH
Foto enviada pela assessoria da Virada Cultural BH 2021

O “Vira Estação” faz uma homenagem ao palco mais famoso da Virada, tradicionalmente montado na Praça da Estação, e apresenta um conteúdo eclético: samba, música pop e eletrônica, funk, rap, MPB e jazz. O “Vira Pipoca” apresenta diversas opções de cinema, teatro, gastronomia, dança, performance e literatura. O “Vira Bem” traz atividades infantis, práticas de bem-estar e saúde, bate-papos, MPB, música instrumental, circo, teatro, contação de histórias, cinema, cultura popular, dança e performance. O “Vira Saia” é dedicado ao forró, ao samba, ao congado e a outras manifestações populares.

O “Vira Guaicurus” vai exibir performances, música, circo, dança, cinema, moda e cultura popular. Soul, disco, samba, choro, cinema, rock, dança, MPB, instrumental, pagode e sertanejo também têm espaço no “Vira Praça Sete”. O universo dos games, quadrinhos e animes tem seu espaço no “Vira Geek”, com oficinas, webinars e campeonatos de games e de cosplay. O “Vira e Faz” oferece atividades formativas em diversas áreas. Por último, o “Vira Virou” terá 24 horas de conversa sobre discos de vinil, suas histórias e entrevistas com convidados e artistas diretamente da casa do músico Marcelo Veronez.

O público só poderá assistir ao festival durante as 24 horas de transmissão, pois o conteúdo não ficará gravado. É um convite para que as pessoas permaneçam conectadas na Virada e sintam a experiência de circular pelos diferentes espaços.

É a partir das 19:00 do dia 16 de outubro no canal da Fundação Municipal de Cultura no Youtube. youtube.com/canalFMC

Todas as apresentações seguem os protocolos de prevenção à covid-19 vigentes em Belo Horizonte, incluindo a testagem de todos os profissionais envolvidos na produção. As informações sobre a edição poderão ser acompanhadas no site oficial viradacultural.pbh.gov.br.

Um beijo! Te espero lá!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments