Todo mundo preparado para pular o carnaval?
São 4 (ou mais) dias de farra intensa, e o corpo acaba cobrando da gente depois: seja pela ressaca ou pelo cansaço! E como que a gente faz pra conseguir pular todos os dias seguidos sem sofrer desses ‘males’?
Você pensa que cachaça é água?
Quando consumimos bebidas alcóolicas, o álcool bloqueia a produção de um hormônico chamado antidiurético (ou seja, ADH). Esse hormônio, dentre várias funções, controla o volume dos líquidos corporais. Ou seja: se você bebe esse hormônio é bloqueado e o corpo ‘perde’ a noção de quanto líquido expelir – você vai mais vezes ao banheiro e consequentemente perde mais líquidos.
Por isso é TÃO IMPORTANTE beber água durante o consumo de bebidas alcóolicas. E no carnaval temos um motivo a mais: o calor! A sudorese provocada pelo aumento das temperaturas também desidrata. Sabem aquela boca seca e a dor de cabeça que sentimos no dia seguinte? Sintomas clássicos de desidratação!
A minha sugestão é: para cada drink ou copo, beba 1 copo de água. Provavelmente você vai ficar irritada/o de ir ao banheiro demais, mas no outro dia vai agradecer.
Beber de estômago vazio também não é uma boa idéia, pois você favorece uma entrada mais rápida de álcool no organismo e irrita ainda mais a mucosa gástrica. Algumas pessoas também tem limitações com determinados tipos de bebida – algumas fazem mal, outras fazem bem. Escolha aquela que te causa menos ressaca, faça uma boa refeição antes da folia e aproveite sem exageros.
Pode me faltar tudo na vida… Arroz, feijão e pão!
O mais importante no carnaval (sobretudo o carnaval de rua) é o cuidado com a procedência da comida. Procure comer em locais que você conhece ou que são aconselhados por quem você conhece. Nada de comer o primeiro dogão estranho da esquina: ainda mais nesse calor, a chance de uma infecção alimentar aumenta muito!
Alimentos fritos e gordurosos também devem ser evitados. Dê preferência a carnes mais magras, muita fruta e carboidratos. E atenção pra galera das dietas loucas: carnaval não dá pra ficar sem carboidrato! Seja em forma de massas, frutas, raízes ou pães, faça do carboidrato seu melhor amigo! O seu corpo precisa de energia extra pra correr atrás do bloco, e não oferecer esse nutriente pra ele pode fazê-lo entrar em colapso.
O mais importante é tentar manter a alimentação saudável durante o carnaval (isso não quer dizer fazer dieta!). Ela será a responsável por te manter inteiro depois da folia – sem gripes e resfriados.
O sol estava quente e queimou a nossa cara! Moramos num país tropical que em fevereiro tem carnaval, calor e sol. Nunca se esqueçam de passar o filtro solar – e repassar durante a folia. Mas se você (assim como eu) tem a cabeça nas nuvens e acaba esquecendo, é bom dar aquela forcinha através da alimentação! Alguns alimentos ricos em carotenóides (licopeno, beta caroteno, luteína, zeaxantina, etc) podem ajudar a conservar o bronze adquirido – seja na folia, na praia ou na piscina.
Mamão, cenoura e tomate são riquíssimos em betacaronteno. Aproveite para misturar com frutas ricas em vitamina C (laranja, limão, kiwi, acerola) e garantir as vitaminas pra um dia inteiro de folia.
A danada da cachaça:
Mas se mesmo assim a ressaca te pegou, a minha recomendação é muito repouso, água, isotônicos (bebidas esportivas são ótimas) e até refrigerantes a base de cola – além de uma alimentação leve, com baixo teor de gorduras e fibras. E claro, pronunciar a famosa frase ‘nunca mais eu bebo’ faz parte do manual do folião.
Junto com as dicas é sempre bom lembrar que outros cuidados são necessários: deixar a direção de lado e lembrar do preservativo são fundamentais para um carnaval saudável!
O Néctar da Serra em Beagá, é uma ótima opção para repor as energias. Pra saber mais: #cliqueaqui .
Aproveitem muito, cada um a sua maneira!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.