Viagem

21ª edição da mostra de cinema de Tiradentes

Quem aí ainda está de férias? Quem ainda não conhece Tiradentes?

E quem ama essa cidade linda? Eu sou suspeita para falar, acho Tiradentes uma das cidades mais charmosas do interior mineiro, com uma riqueza cultural e arquitetônicas fora de série.

Vou menos do que gostaria, mas recomendo.

Matriz de Santo Antônio | Foto: Google

Quero falar um pouquinho sobre a mostra de cinema que acontece de 19 à 27 de janeiro e é uma ótima oportunidade para quem quer sair por uns dias de BH.

O tema da mostra desse ano é o Chamado Realista, que segundo os curadores do evento Cléber Eduardo e Lila Foster assim se define:

“Este chamado realista não tem apenas as características tradicionais do realismo, com sua busca de um certo apagamento das mediações de linguagem  e da representação de um olhar sobre algum aspecto da vida social, muito pelo contrário.

É comum a sensação de estarmos diante de documentários que fabulam e ficções que documentarizam a vida. Os gêneros e os modos dessa aproximação tangenciam experiências tão diversas como filmes de terror e documentários subjetivos, ora apenas fazendo acontecer mais uma vez para as câmeras e com algum apelo espetacular algumas situações “denunciadas”, ora procurando um novo modo de criar um fato fílmico sem reduzir em imagens o que se deseja combater.

O filme de montagem, mais presente na produção de curtas-metragens, também traz na sua pesquisa com materiais de arquivos históricos ou no saque de imagens da mídia a conformação de um cenário midiático que também invade e modula as novas perspectivas realistas.

Neste sentido, o gesto do amador, da câmera urgente, próxima dos fatos e dos acontecimentos, inconstante e incessante no eterno registrar das câmeras digitais, se constitui traço formal realista, estando presente no cinema de forma auto-reflexiva ou como estilo. A percepção e as investidas formais que apelam para o efeito de real hoje em dia não podem ser pensadas fora deste novo contexto.”

A programação completa da mostra você encontra no site oficial : #cliqueaqui

Foto: Pinterest

Aproveite o passeio, para desfrutar da gastronomia de Tiradentes, passeando pela Rua Direita têm alguns que considero imperdíveis como o Tragaluz, Uai Thai, Restaurante da Beth. Não sabe onde ficar? Veja aqui.

Foto: Google

Não deixe de conhecer o chafariz colonial, à matriz de Santo Antônio, que para os que gostam têm um o Conserto ao Órgão, para saber a programação é bom pesquisar com antecedência, ou dar uma passadinha por lá quando chegar. Podia ter um ‘Tiradentes Dicas”, né?

Não deixe de ir também ao Museu de Sant’Ana, que ocupa a antiga cadeia pública e  possui uma rica coleção de imagens da santa produzidas na Europa e Brasil entre os séculos  17 e 20. 

Foto: Museu de Sant’Ana

Se for passar a semana,  agende um passeio de Maria Fumaça à São João Del Rey e aproveitar para conhecer esta outra importante cidade colonial mineira. Se estiver com tempo vá também a bichinho, um importante centro de movelaria e artesanato mineiro, que você com certeza irá gostar!

Maria Fumaça – São João Del Rey | Foto: Google

Aproveite! Bjs

bhdicas

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!