Categories: Gastronomia

Beliscando

Seguir uma alimentação diferente daquela que estamos habituados não é fácil. Na maioria das vezes porque resolvemos nos submeter a dietas loucas, que tem como objetivo central restringir todo e qualquer alimento que a gente goste. Tem gente que corta o pão, tem gente que corta o queijo… tem de tudo.

Mas mesmo quando a gente resolve se reeducar com um plano de alimentação sério e coerente, continua difícil. Isso porque temos hábitos que estão tão enraizados na nossa vida, que o problema não é o que comemos, mas como comemos.

Dentre os comportamentos mais comuns, está o ‘beliscar’.

Imagine a situação: você chega exausta (o) depois de um longo dia de trabalho. Pode até ter se saído bem durante o dia: comeu tudo certinho, está feliz… mas quando você chega em casa, tem aquela necessidade maluca de abrir a geladeira e dar uma beliscada. Depois, senta no sofá, tira os sapatos, liga a televisão, fica uns 5 minutos com o pensamento meio perdido, pega ‘só mais dois biscoitinhos’ e vai tomar um banho. Após todo esse processo você resolve tomar um belo banho e preparar o seu jantar, beliscando novamente alguma coisinha que está por ali.

Como deixar de lado aquela maravilhosa sensação de abrir a geladeira e deixar sua mente divagar enquanto come alguns pedacinhos de queijo?

Reorganizar sua geladeira de uma maneira inteligente é a primeira solução. Geralmente guardamos os nossos alimentos aleatoriamente, ou então seguimos a ordem ‘organizativa’ da geladeira das nossas mães.

‘First seen, first eaten’

No livro ‘Slim By Design‘ do Brian Wansink, ele explica que o primeiro alimento que você vê tem uma chance 3 vezes maior de ser escolhido do que os outros vistos posteriormente.  Em um um estudo realizado pelo mesmo autor, ele sugeriu que as pessoas colocassem as frutas e legumes na parte mais alta da geladeira, e as comidas menos saudáveis para a parte mais baixa.

Depois de uma semana as pessoas do estudo relataram ter comido 3x mais frutas e vegetais do que uma semana antes do experimento.

Além disso, você pode fazer de outro jeito:

Deixe suas refeições prontas:  Isso evita de você ficar com preguiça de preparar a comida e sair beliscando como se não houvesse amanhã. Isso exige logística e algum tempo livre? Sim. Mas some o tempo que você fica beliscando pra lá e para cá: com certeza serão minutos suficientes para preparar algo gostoso, saudável e fácil. Você não precisa ser nenhum mestre cuca: basta algumas pesquisas na internet – e até pedir uma ajuda pra sua nutricionista.

Ou deixe alimentos de boa qualidade nutricional para beliscar. Obviamente, não é porque algo é ‘saudável’ que você pode comer até cansar (se você estiver tentando emagrecer)… mas substituir as 4 fatias grossas de queijo ou um monte de biscoitinho água e sal por cenourinhas cortadas te leva ao seu objetivo com maior facilidade.

Deixe as cenourinhas, tomates, erva doce, tomatinhos, frutas picadas sempre na parte superior da geladeira. Voilá! Se a regra de Wanskink realmente funciona, você terá uma melhora no seu consumo alimentar – não só em quantidade como em qualidade.

E claro, a regra básica: pense antes de comer. Comer consciente, com atenção plena naquilo que está fazendo, é essencial.

Imagens: Marina Nogueira / Capa: Google

bhdicas

Posts Recentes

Menu executivo do Nino Cucina

Restaurante oferece Menu Executivo de seg a sex!

3 de abril de 2025

Feirinha Aproxima Abril

Evento gratuito será no sábado, 12/4, no entorno do Museu Abílio Barreto.

1 de abril de 2025

O que fazer em Ouro Preto?

Lista com dicas do que fazer na cidade histórica.

27 de março de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!