Seguir uma alimentação diferente daquela que estamos habituados não é fácil. Na maioria das vezes porque resolvemos nos submeter a dietas loucas, que tem como objetivo central restringir todo e qualquer alimento que a gente goste. Tem gente que corta o pão, tem gente que corta o queijo… tem de tudo.
Mas mesmo quando a gente resolve se reeducar com um plano de alimentação sério e coerente, continua difícil. Isso porque temos hábitos que estão tão enraizados na nossa vida, que o problema não é o que comemos, mas como comemos.
Dentre os comportamentos mais comuns, está o ‘beliscar’.
Como deixar de lado aquela maravilhosa sensação de abrir a geladeira e deixar sua mente divagar enquanto come alguns pedacinhos de queijo?
Reorganizar sua geladeira de uma maneira inteligente é a primeira solução. Geralmente guardamos os nossos alimentos aleatoriamente, ou então seguimos a ordem ‘organizativa’ da geladeira das nossas mães.
‘First seen, first eaten’
No livro ‘Slim By Design‘ do Brian Wansink, ele explica que o primeiro alimento que você vê tem uma chance 3 vezes maior de ser escolhido do que os outros vistos posteriormente. Em um um estudo realizado pelo mesmo autor, ele sugeriu que as pessoas colocassem as frutas e legumes na parte mais alta da geladeira, e as comidas menos saudáveis para a parte mais baixa.
Depois de uma semana as pessoas do estudo relataram ter comido 3x mais frutas e vegetais do que uma semana antes do experimento.
Além disso, você pode fazer de outro jeito:
Deixe suas refeições prontas: Isso evita de você ficar com preguiça de preparar a comida e sair beliscando como se não houvesse amanhã. Isso exige logística e algum tempo livre? Sim. Mas some o tempo que você fica beliscando pra lá e para cá: com certeza serão minutos suficientes para preparar algo gostoso, saudável e fácil. Você não precisa ser nenhum mestre cuca: basta algumas pesquisas na internet – e até pedir uma ajuda pra sua nutricionista.
Ou deixe alimentos de boa qualidade nutricional para beliscar. Obviamente, não é porque algo é ‘saudável’ que você pode comer até cansar (se você estiver tentando emagrecer)… mas substituir as 4 fatias grossas de queijo ou um monte de biscoitinho água e sal por cenourinhas cortadas te leva ao seu objetivo com maior facilidade.
Deixe as cenourinhas, tomates, erva doce, tomatinhos, frutas picadas sempre na parte superior da geladeira. Voilá! Se a regra de Wanskink realmente funciona, você terá uma melhora no seu consumo alimentar – não só em quantidade como em qualidade.
E claro, a regra básica: pense antes de comer. Comer consciente, com atenção plena naquilo que está fazendo, é essencial.
Imagens: Marina Nogueira / Capa: Google
Pequena Companhia de Teatro (Maranhão), chega a Belo Horizonte, no CCBB BH.
Banda celebra 1 ano do álbum “Original Brasil” na Autêntica com a participação especial de…
Laços da Ancestralidade reúne a cultura dos povos afro periféricos em BH