Categories: Fim de semana

Mondrian | CCBB | Belo Horizonte

Belo Horizonte vem conquistando um espaço cultural interessante. Aos pouquinhos estamos vendo mais peças de teatro, shows, exposições e uma programação cultural inédita, comparada a de alguns anos atrás. Acho que isso acontece pelo crescimento natural da cidade, pela estrutura que vamos adquirindo e pelo interesse de cada um, ao procurar e demandar esse tipo de programa.

Por isso é tão importante valorizar, conferir e também incentivar quem está próximo da gente, a participar de programas tão bacanas.

Se você não faz ideia do que vai acontecer na nossa cidade, nem nunca ouviu falar de Mondrian – mesmo depois de ver as fotos das obras, eu explico: Piet Mondrian foi um importante pintor modernista que criou o movimento artístico relacionado a arte abstrata. Ele usava cores primárias para criar suas obras sem restrições, claras, limpas e modernas, colaborou em 1917, com a revista De Stijl  (publicação que influenciou o movimento neoplástico), e com as formas da pintura concreta.

A maior exposição da América Latina, chega na nossa terrinha e vai apresentar pinturas, desenhos de arquitetura, maquetes, mobiliário, documentários, publicações de época e fotografias de artistas do movimento da vanguarda moderna holandesa e claro, de Mondrian – ícone principal da época.

A exposição, contudo, não se esgota com a história artística de Mondrian. Há uma segunda etapa, igualmente relevante para compreender o que aconteceu naquele período |1917-1928|, que mostra a agitação provocada pela revista De Stijl – O Estilo, o meio escolhido para que um grupo de artistas, designers e arquitetos, incluindo Mondrian, defendesse o neoplasticismo e a utopia da harmonia universal de todas as artes.

São cerca de 100 obras – 30 de Mondrian e uma seleção de múltiplas manifestações do movimento De Stijl compondo o mais completo conjunto desse período já exibido no Brasil. A maior parte do acervo é procedente do Museu Municipal de Haia, da Holanda, que reúne a maior coleção do mundo de obras de Mondrian.

As obras do artista inspiram não só a arquitetura, design e decoração, como a moda e gastronomia. Pesquisando uma foto bacanuda pra colocar nesse post, achei desfiles de moda, unha e até bolo estampado com os quadros do artista.

Chic e importante, né?

Onde é: CCBB  – Praça da Liberdade. Quando ir: de 20 de julho até 26 de setembro de 2016 | de qua a seg de 9:00 as 21:00 hrs. Quanto custa: gratuito. Pra ligar lá: (031) 3431-9400.

Fotos: google

bhdicas

Ver Comentários

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!