Ei gentee! Que Belo Horizonte é uma das cidades brasileiras mais ricas e criativas da gastronomia você já sabe!! Tanto que a Unesco concedeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia pra BH. E o ovo??? Já ouviu né? BH é um ovo!!! Pois eu acho que é uma das inúmeras qualidades de Belo Horizonte. Costumamos dizer que todo mundo se conhece, por isso, é do tamanho de um ovo. Agora, com uma outra interpretação, virou evento de debate da gastronomia incrível, que a gente não pode perder.
Você alguma vez já refletiu no potencial que apenas um ovinho representa? Além de saboroso, acessível, versátil e nutritivo? Ele foi comparado a nossa cidade e inspirou o projeto.
O evento, “BH é um Ovo”, tem como meta apresentar a gastronomia movimentada no pós-pandemia. Debates sobre os caminhos e soluções para os novos tempos; destino Belo Horizonte: um cardápio turístico diverso a ser redescoberto; a capital em ressonância e diálogo com o interior; inventário da cultura afro-brasileira na cozinha mineira.. são alguns dos temas abordados.
A apresentação fica por conta dos fazedores da gastronomia e cultura alimentar, sejam cozinheiros, chefs, empresários, empreendedores, professores, jornalistas, pesquisadores e consumidores. Durante dois dias, o “BH é um ovo” vai proporcionar encontros, debates e experiências que irão demonstrar as potencialidades gastronômicas que Belo Horizonte já tem.
Além dos painéis, o evento terá rotas de gastronomia, apresentação do filme “A Dona do Tacho”, um ícone da gastronomia mineira. Filha de imigrantes italianos, a cozinheira dona Nelsa Trombino dedicou a vida a divulgar a comida típica de Minas Gerais. A saborosa missão a levou a conhecer vários países pelo mundo. Fundadora do restaurante Xapuri, ela é incansável na defesa das tradições gastronômicas, como o uso do tacho de cobre. Um relato emotivo sobre a trajetória dessa personalidade da cultura alimentar brasileira.
Jantar beneficente
E no dia 1º de dezembro, o “BH é um Ovo” termina com um jantar beneficente especialmente feito pelos Chefs Leonardo Paixão, André Paganini, Ivo Faria, Guilherme Melo e Chefs Gui e Gabi.
O Projeto é idealizado por Marcelo Wanderley, produtor cultural e coordenador da plataforma Cumbucca, com o patrocínio da Prefeitura de BH, por meio da Belotur e da Walls e tem o apoio da FGM, Total Marcas, Nuuu Restaurante e do Novotel.
Data: 23 e 24 de novembro de 2021 / Local: Novotel Savassi – Av. do Contorno, 6583 – Savassi. / Retirada de ingressos gratuitos:
https://www.sympla.com.br/evento/bh-e-um-ovo-prosas-sobre-uma-capital-gastronomica/1394807
Um beijo!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.