Gastronomia

BH é um ovo: Prosas sobre uma capital gastronômica

Ei gentee! Que Belo Horizonte é uma das cidades brasileiras mais ricas e criativas da gastronomia você já sabe!! Tanto que a Unesco concedeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia pra BH. E o ovo??? Já ouviu né? BH é um ovo!!! Pois eu acho que é uma das inúmeras qualidades de Belo Horizonte. Costumamos dizer que todo mundo se conhece, por isso, é do tamanho de um ovo. Agora, com uma outra interpretação, virou evento de debate da gastronomia incrível, que a gente não pode perder.

Você alguma vez já refletiu no potencial que apenas um ovinho representa? Além de saboroso, acessível, versátil e nutritivo? Ele foi comparado a nossa cidade e inspirou o projeto.

O evento, “BH é um Ovo”, tem como meta apresentar a gastronomia movimentada no pós-pandemia. Debates sobre os caminhos e soluções para os novos tempos; destino Belo Horizonte: um cardápio turístico diverso a ser redescoberto; a capital em ressonância e diálogo com o interior; inventário da cultura afro-brasileira na cozinha mineira.. são alguns dos temas abordados.

A apresentação fica por conta dos fazedores da gastronomia e cultura alimentar, sejam cozinheiros, chefs, empresários, empreendedores, professores, jornalistas, pesquisadores e consumidores. Durante dois dias, o “BH é um ovo” vai proporcionar encontros, debates e experiências que irão demonstrar as potencialidades gastronômicas que Belo Horizonte já tem.

Arte: divulgação

Além dos painéis, o evento terá rotas de gastronomia, apresentação do filme “A Dona do Tacho”, um ícone da gastronomia mineira. Filha de imigrantes italianos, a cozinheira dona Nelsa Trombino dedicou a vida a divulgar a comida típica de Minas Gerais. A saborosa missão a levou a conhecer vários países pelo mundo. Fundadora do restaurante Xapuri, ela é incansável na defesa das tradições gastronômicas, como o uso do tacho de cobre. Um relato emotivo sobre a trajetória dessa personalidade da cultura alimentar brasileira.

Jantar beneficente

E no dia 1º de dezembro, o “BH é um Ovo” termina com um jantar beneficente especialmente feito pelos Chefs Leonardo Paixão, André Paganini, Ivo Faria, Guilherme Melo e Chefs Gui e Gabi.

O Projeto é idealizado por Marcelo Wanderley, produtor cultural e coordenador da plataforma Cumbucca, com o patrocínio da Prefeitura de BH, por meio da Belotur e da Walls e tem o apoio da FGM, Total Marcas, Nuuu Restaurante e do Novotel.

Data: 23 e 24 de novembro de 2021 / Local: Novotel Savassi – Av. do Contorno, 6583 – Savassi. / Retirada de ingressos gratuitos:

https://www.sympla.com.br/evento/bh-e-um-ovo-prosas-sobre-uma-capital-gastronomica/1394807

Um beijo!

bhdicas

Posts Recentes

Conexões Femininas BH: grupo terapêutico de mulheres em setembro

Conexões Femininas é um grupo terapêutico em BH que reúne mulheres para trocar experiências sobre…

20 de agosto de 2025

Ana Gabriela em Belo Horizonte: show 22 de agosto no Teatro Unimed

Ana Gabriela se apresenta em Belo Horizonte no dia 22 de agosto, no Teatro do…

20 de agosto de 2025

Festival Acessa BH 2025 tem oficinas gratuitas em setembro

O Festival Acessa BH 2025 oferece oficinas gratuitas de arte e acessibilidade em BH, de…

19 de agosto de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!