Ei gente, tudo bem?
Fui visitar Tiradentes na Semana da Criatividade, que acontece sempre em Outubro, e amei. Estou encantada! Fazia tantos anos que não visitava a cidade, que foi mesmo como se nunca tivesse ido. Cresceu demais. Se ainda não foi, programe-se.
Cidade linda, calma, bem estruturada, preparada para receber o tanto de turistas que recebe. Uma cidade mineira para dar orgulho na gente, né? Cheguei a me emocionar em vários momentos, andando nas ruas. Ver tanta história, beleza e saber que tanta gente, do mundo inteiro viaja para curtir a cidade, é muito gratificante. Como mineira, me orgulho.
Recebi muitas dicas de lugares imperdíveis, que não poderia deixar de ir, de jeito nenhum. Foram só 4 dias, me dividi entre conhecer a cidade, provar a gastronomia local e participar dos eventos da Semana Criativa. Foi intenso, mas acho que fui bem.
Hospedagem
A experiência começa pela pousada. Aromas da Montanha é especial. Estrutura de primeira, quarto muito confortável, café da manhã maravilhoso, área de descanso com piscina, sala de jogos, jardins. Atendimento cordial e gentil. Contei com mais detalhes no post que eu fiz, mas te adianto aqui: vale muito a pena se hospedar lá. Nunca fiquei numa pousada tão maravilhosa.
Já pensou experimentar a gastronomia Tailandesa com um toque mineiro? O Chef Ricardo Martins não apenas pensou como oferece em seu Uaithai pratos deliciosos. Pode parecer um pouco óbvio o que vou te falar, mas vá se você curtir esse tipo de gastronomia. São uma delícia, mas diferentes, ok. Outra coisa, vá com fome. Todos os pratos são muito bem servidos. Assista o vídeo no IGTV.
Costela Hmuyang. A costela suína vem marinada com especiarias tailandesas e desmancha na boca. Assadas no forno e servidas com melaço da casa. O arroz é muito diferente de tudo que já comi. Arroz de jasmim, salteado com pimentão, cebola, tomate, capim limão, folhas de limão roda e raspas de limão siciliano. Vem namplá e chips de batata doce.
O outro prato foi o Gluey pork. Um lombo de porco confitado em crosta crocante de ervas aromáticas, purê de banana ao curry e leite de coco. Uau. Maravilhoso.
Muito recomendado, tradicional e imperdível. Acho que esse foi um dos restaurantes mais indicados por quem acompanha o instagram do BH Dicas. Realmente delicioso. Comemos dois petiscos, pois ainda estavámos satisfeitos do almoço. Comi o melhor petisco da vida: pão de queijo frito, com barriga de porco, goiabada ácida e picles de maçã. Chef Rodolfo Mayer é mesmo um artista.
Restaurante fica na Rua Direita, num casarão lindo demais, tem iluminação feita pelo Maneco Quinderé, referência em iluminação cênica Brasileira. É um show. No cardápio são diversas opções, o ambiente gostoso e a carta de vinhos bem completa, com mais de 150 rótulos. Comi um nhoque trufado com ragu de linguiça.
O Chef Ricardo Martins do Uaithai, também está a frente do Temperô ao lado de Gilberte e Gilmara, os Gils. O ambiente do Bar é bom, tem petiscos de boteco como bolinho de bacalhau, torresmo e pastel de angu. Confira a programação, que Gilberte é cantor e compositor e tem dias que faz um som lá.
Não foi dessa vez, mas quero muito conhecer. Nas mãos do Chef Fred Trindade, tenho certeza que a experiência é maravilhosa. Se você pretende ir, ligue para reservar sua mesa, pois é muito concorrida. Diz que a sobremesa de goiabada frita é de comer rezando.
Confeitaria e restaurante, o lugar é um charme. Um quintal maravilhoso, super agradável e uma torta de chocolate com caramelo de avela, muito saborosa. Comemos um sanduíche de rosbife que estava muito gostoso também. Vale a pena dar uma passada lá para conhecer.
Depois que tudo fecha, o plano B assume a noite de Tiradentes. Menina, o trem ferve lá. Música boa e gente animada. Se você é da turma dos imboríveis, não deixe de conhecer de jeito maneira. Vai amar.
Desde 1965 a doceria existe. Quando falei sobre o Rei do Canudinho aqui em Beagá, muita gente indicou o Chico Doceiro em Tiradentes, por ser referencia na iguaria. Muito saboroso mesmo, mas o que ganhou meu coração, foram os doces de leite com coco. Que isso, gente? Muito bom. Fui também na expectativa do doce de figo, mas não era época, por isso não tinha. Seu Chico já faleceu, mas se você der sorte, consegue ver o filho dele preparando tudo.
Fiquei até desorientada no meio de tanto doce. Que paraíso. É um lugar que você deve ir e experimentar. Quem sabe comprar algum também para trazer na mala, né? Vários em compota, cristalizados, muito doce de leite e bala delícia. Sensacional, inclusive.
Curtiu?
Me conta o que mais te agrada em Tiradentes????
Pequena Companhia de Teatro (Maranhão), chega a Belo Horizonte, no CCBB BH.
Banda celebra 1 ano do álbum “Original Brasil” na Autêntica com a participação especial de…
Laços da Ancestralidade reúne a cultura dos povos afro periféricos em BH