As bucólicas vendas e mercearias funcionam como um delicioso e resistente contraponto à dura realidade atual, já que elas ainda são locais em que as pessoas se olham nos olhos e fazem algo que em breve estará apenas nos livros de história: se socializam.
Estamos falando também de personagens com sentimentos, com sonhos e com frustrações, e não de robôs que te cobrarão a conta no final do caixa.
É justamente por isso que o “Mercearias de Beagá – Circuito Histórico” nasceu, fazendo um recorte em que celebra cinco casas, em quatro regionais de Belo Horizonte, para registrar em vídeo e em fotografias as histórias e os cenários destes bravos estabelecimentos, todos com mais de 40 anos de serviços prestados à população da capital mineira.
A curadoria ficou por conta do jornalista gastronômico Daniel Neto, o Nenel e o lançamento deste trabalho de pesquisa e memória acontece em 2 de dezembro. Vai ser lindo!!!
O dia começa com uma expedição gastronômica pelas mercearias guiada por Nenel e com a presença de três convidados: o chef e referência da gastronomia brasileira Ivo Faria; o músico Maurinho Berro d’água, que é ex-vocalista da banda Tianastácia e que hoje está à frente do bar Chopperhead Garage; e a produtora de conteúdos voltados para Belo Horizonte, Virgínia Sasdelli,cuja página, BH Dicas, tem mais de 100 mil seguidores no Instagram. No caso eu mesma. Estou honrada em participar dessa experiência.
No final deste circuito, o mini documentário será exibido em uma vídeo instalação na galeria Espaço Corda, no Mercado Novo, e em seguida, ocorre o lançamento dos produtos relacionados às mercearias em parceria com a loja Made in Beagá, em um resgate lúdico destes estabelecimentos.
Bora???
As mercearias escolhidas:
O Projeto tem patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e realização da Le Petit, “Mercearias de Beagá – Circuito Histórico” será lançado no dia 2 de dezembro com direito a expedição histórica gastronômica pelas vendinhas, vídeo instalação do minidocumentário e produtos em parceria com o Made in Beagá.
Te espero!
Acompanhe a expedição histórica dia 02 pelo instagram do bhdicas. / Vídeo instalação (minidocumentário): dias 2, 3 e 4 de dezembro, na Galeria Espaço Corda, no Mercado Novo (Avenida Olegário Maciel, 742 – Centro). / Lançamento dos produtos em parceria com o Made in Beagá na loja do Mercado Novo e pelo site (www.madeinbeaga.com.br) / No canal oficial do Baixa Gastronomia no Youtube: a partir do dia 5 de dezembro, pelo www.tvbaixagastronomia.com.br
Um beijo!
*release feito por Angela Azevedo, da Noir, super sensível.
Pequena Companhia de Teatro (Maranhão), chega a Belo Horizonte, no CCBB BH.
Banda celebra 1 ano do álbum “Original Brasil” na Autêntica com a participação especial de…
Laços da Ancestralidade reúne a cultura dos povos afro periféricos em BH
Ver Comentários
faltou a mercearia do Lili no sto antonio