Entre os dias 3 e 5 de abril, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), realizará uma ação abrangente para promover os destinos de Minas Gerais, celebrar a cultura mineira e firmar parcerias na maior feira de turismo da América Latina, a WTM Latin America. O evento será sediado em São Paulo e tem previsão de receber mais de 20 mil profissionais do setor e 565 empresas expositoras, ampliando oportunidades de negócios. Irei mostrar tudo no @bhdicas.
Os principais atrativos do estado – a exemplo da cozinha mineira, dos patrimônios históricos, da arte e do artesanato – estarão representados no espaço de 200 m², projeto arquitetônico de Gustavo Penna e design assinado pela Greco Design. Essa participação é importante para o turismo mineiro, tendo em vista a possibilidade de projetar ainda mais o Estado, atraindo investimentos que podem ser reverter na geração de emprego e renda, estimulando o desenvolvimento econômico, social e cultural.
Atrativos mineiros na programação
Durante os três dias, haverá uma série de encontros em que serão cumpridas agendas institucionais, especialmente na parte da manhã, como a assinatura do termo de parceria com o Vila Galé, um dos maiores grupos hoteleiros da Europa e a principal rede de resorts no Brasil, com 10 empreendimentos atualmente instalados no país. Também acontecerá programação especial, a partir da tarde, com expressões das afromineiridades representadas pelo Congado de São Benedito de Poços de Caldas, além da tradição da música popular, com a viola de Gustavo Costa.
A efervescência da moda também estará representada numa ação conjunta com a CDL-BH. Luiz Cláudio Silva, à frente da marca Apartamento 03; Georgiana Mascarenhas, da Barbara Bela, que atua no mercado há 40 anos; e Gláucia Fróes, uma das fundadoras da Plural, vão levar peças de suas coleções mais recentes para uma apresentação especial para os visitantes do nosso stand.
Destinos turísticos mineiros em tela
Quem passar pela WTM Latin America também verá os principais destinos mineiros projetados num painel cujo formato em duas pirâmides espelhadas remete à bandeira de Minas Gerais. Com conteúdo concebido pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC), a instalação audiovisual vai proporcionar uma experiência imersiva ao visitante, que terá um gostinho de como é estar em Minas.
Essas projeções vão dialogar com as paisagens sonoras que remetem à mineiridade, criando uma ambientação capaz de transportar o público para alguns lugares icônicos, a exemplo das igrejas barrocas. Além da visão e da audição, o paladar também será explorado por meio da degustação de alimentos que não podem faltar na farta mesa mineira, como o café, o queijo e os doces.
A proposta das telas em formato de pirâmides, nas quais serão projetados os destinos turísticos e diversos atrativos, é assinada por eles. O espaço contemplará também um local para conversas e reuniões além de um bar/café com produtos locais para degustação. Revestindo toda a áreas externa, haverá um grafismo com referências que evocam a cultura mineira. A ideia é ressaltar a pluralidade: Minas são muitas.
Arte do Vale do Jequitinhonha
O estande da Secult também homenageia a arte popular, principalmente os artesãos do Vale do Jequitinhonha. No local estará uma exposição com trabalhos de 24 artistas mineiros contemplados na quinta edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, além de bonecas que representam a arte típica do vale do norte mineiro. A mostra é realizada em parceria com o Sebrae e apoio do Serviço Social Autônomo (Servas).
WTM Latin America / Data: Dias 3, 4 e 5 de abril / Horário: Dias 3 e 4, das 12h às 20h, Dia 5, das 12h às 18h / Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme – São Paulo/SP.
Irei!!! Um beijo!
Pequena Companhia de Teatro (Maranhão), chega a Belo Horizonte, no CCBB BH.
Banda celebra 1 ano do álbum “Original Brasil” na Autêntica com a participação especial de…
Laços da Ancestralidade reúne a cultura dos povos afro periféricos em BH