Compras

Minas Trend: um triste fim!

O Desfile de abertura do Minas Trend, na “Passarela Liberdade” (oi?), que aconteceu essa semana, me pareceu um reforço ao aprisionamento. Um sim aos estereótipos, que são causa de transtornos e depressões, principalmente nas mulheres. Não é de hoje que sabemos que o ambiente da moda é tóxico, o tempo passa, as discussões acontecem, mas na prática, nada muda. Pelo menos em Minas.

Logo que comecei o BH Dicas, sempre participava do Minas Trend. Tenho como propósito de trabalho, apoiar as marcas locais e nossos talentos. Fiz uma busca aqui nos posts anteriores, para entender esse caminho e na época meu foco era valorizar os estilistas e as marcas. Em 2017 relatei minha tristeza ao acompanhar o evento, mas o post estava no rascunho – irei colocar no ar, sem edições. Depois daí, fui desanimando devido a essa energia opressora. Apesar dos incômodos recorrentes cheguei a presenciar Preta Gil na passarela e Elke Maravilha na plateia. 

Eu sei da importância de frequentar e estar presente em locais como esse, como um ato político. Para quem não quer gorda participando, sim, vai ter que ver e conviver. Mas a que preço? Não somos bem vindas.

Foto: bh dicas

A ideia do desfile no Palácio da Liberdade homenageando a moda mineira e seus criadores é linda, porém pareceu que estamos em 2000. Novamente modelos muito magras, em sua maioria brancas, representando ali 50 designers mineiros com suas criações, que envolvem só um tipo de pessoa e não vestem nem, eles próprios. As marcas não tem grade de tamanhos, não pensam nas diferenças e não levam em consideração a sociedade que vivemos. Ahhh, pra finalizar o show de horror, o tema era “Barroco Tecnológico”. Percebe?

Uma pena. Por aqui, um triste fim, com a história desse evento. Pelo menos por enquanto. Vejo o Minas Trend como um desserviço. Não tem volta, galera. A informação e a consciência da parcela excluída desse evento tem voz, tem valor e tem força.

Espero que evoluam. A moda deve ser inclusiva.

Um beijo.

bhdicas

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!