No último feriado fui conhecer a Raiz Parque. A Pousada que fica em uma reserva natural, na divisa com o Parque Estadual do Rio Preto, é gostosa demais. Por lá, cachoeiras, hospedagem personalizada e culinária especial, que leva a sério o conceito de km 0, valorizando os produtores locais.
Bangalôs, chalés e suítes numa área de preservação belíssima a 56 km de Diamantina. A estrutura da pousada é muito boa. Da roupa de cama, toalha e mimos, ao chuveiro quentinho com boa pressão com vista para a mata. Tv, frigobar, ar condicionado e hidromassagem (bangalô pequi).
As refeições acontecem em uma mesa coletiva assim que o sino toca. Os alimentos oferecidos são de produtores locais ou feitos lá mesmo. O café da manhã é um abraço quentinho. Queijos, broa, pão de queijo (claro, feito lá). Frutas, suco, café, requeijão moreno derretido, um ovo quente diferente e pão quentinho. Foi a primeira vez que me hospedei num lugar que faz seu próprio pãozinho de sal. Chegava quentinho na mesa. Depois, almoço, café da tarde e a jantinha.
Tudo do jeito que o mineiro gosta, com sabor e carinho. A gente iniciava o dia com os planos do que cada um pretendia fazer e terminava com uma paz de espírito, compartilhando experiências em volta da fogueira.
Aventureira? Quem acompanha aqui sabe que não sou muito a menina da trilha, da “cachú” e de mato. Porém, veja só: fui e amei. Dentro da Raiz Parque tem 3 cachoeiras. Cada uma com um nível de dificuldade diferente. Fui na Cachoeira do Munho, que fica a 800m da hospedagem, com uma trilha leve. Pode acreditar, tranquilo. Por lá ainda tem a Ceci (1.5 km) e a Arco-íris (2.8 km). O Guia, Necreto, que conhece tudo da região, está disponível para acompanhar os hóspedes. Olha, dá para ir ao Parque Estadual do Rio Preto (6km), que fica na divisa com a Raiz Parque, e por lá, mais 2 cachoeiras. Além disso a pousada oferece campo de futebol, quadra de beach tênis, piquenique no pôr do sol, salão de jogos com ping pong, sinuca, totó e a piscina natural (água corrente) deliciosa!!!
É como se a gente tivesse indo pra casa de algum parente, mas com privacidade. É pra relaxar, descansar, comer bem, dormir sem preocupar. Os irmãos Claudia Narciso, Totim (como Aristóteles Narciso é carinhosamente chamado), toda sua família e uma equipe maravilhosa, tem muito prazer em receber e a gente sente em casa detalhe.
No sábado, a casa ficou cheia com música ao vivo, arroz de fraldinha e muita emoção em torno dos bons encontros. Claudia convidou um amigo Chef, o Cesinha, para fazer um arroz delicioso ao lado do marido, o arquiteto Bruno Meirelles. Totim ficou por conta do churrasco, a dupla Jõao Vitor e Daniel cantaram pra gente, e mais tarde, os hóspedes e amigos, assumiram o violão com muita mineiridade. Só emoção.
Obrigada por tudo Natalia Dornellas. Que experiência boa!!!!
Já tô com saudade!
Povoado Alecrim – Couto de Magalhães de Minas. Fica +- 5 hrs de Belo Horizonte, pertinho de Diamantina. 6 km de estrada de terra, *atenção as recomendações*. Pousada faz parte do Roteiros de Charme. A partir de R$300,00 a diária. Saiba mais aqui: https://www.pousadaraizparque.com/oparque .
Um beijo
Pequena Companhia de Teatro (Maranhão), chega a Belo Horizonte, no CCBB BH.
Banda celebra 1 ano do álbum “Original Brasil” na Autêntica com a participação especial de…
Laços da Ancestralidade reúne a cultura dos povos afro periféricos em BH