Fim de semana

Festa da Padroeira de Belo Horizonte

A Igreja da Boa Viagem – marco zero da capital mineira – onde se encontravam os tropeiros e viajantes que fizeram do Curral Del Rey um povoado com vocação para a hospitalidade e a conversa boa, mediante a partilha e a mesa farta: Belo Horizonte.

Foi em torno do adro da antiga igrejinha de pau a pique construída por Francisco Homem, no século XVIII – para abrigar a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, por ele trazida de Portugal – que os tropeiros, migrantes e viajantes se reuniam, escoando o ouro das Minas, tocando gado até o Curral de El Rey, levando e trazendo suprimentos para as fazendas.

De povoado ao arraial que ali se formou, ergueu-se a Capital. Do encontro da fartura e diversidade da cozinha das fazendas – na qual um pouco mais de água no ensopado permitia acolher à mesa mais um inesperado conviva – com o feijão, a farinha, o charque e o torresmo, trazidos secos nos alforjes dos tropeiros, se formou a culinária mineira, já reconhecida por muitos como patrimônio imaterial do estado e do país e que hoje atraí inúmeros turistas à nossa Capital.

Além das homenagens litúrgicas devotadas à padroeira da capital, a festa revive a tradição das quermesses e das feiras gastronômicas de Minas com barraquinhas, música ao vivo, atrações culturais e religiosas.

Veja o que vem aí:

  • Exposição de Carros Antigos;
  • Feira Gastronômica, com aula show e mais uma edição do tradicional Tropeiro da Padroiera;
  • Citytour Retrô, em jardineira dos anos 50 e visitação guiada à parte já restaurada do conjunto arquitetônico da Igreja Boa Viagem;
  • Concerto das Ave Marias, com o Coro Madrigale;
  • Shows em comemoração aos 50 anos do Clube da Esquina, com participação das 3 gerações deste vigoroso movimento da MPB, surgido em Minas Gerais, com as presenças confirmadas de Murilo Antunes, Tadeu Franco, Telo Borges, Ian Guedes e Julia Rajão;
  • Bênção dos Viajantes e de seus veículos (carros, motos, bicicletas etc).
  • XXXIV Caminhada com Maria.
Banner / Divulgação

A culminância das festividades ocorrerá no feriado municipal do dia 15 de agosto, dedicado à Padroeira, com a Procissão Luminosa que sairá da Praça Rio Branco, centro da capital mineira, em direção à Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, onde será celebrada a missa campal presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte Dom Walmor e assinado o Decreto de mudança da Região Episcopal Piedade para Região Episcopal da Boa Viagem.

A programação detalhada do evento pode ser obtida pelas nas redes sociais da Arquidiocese. O Evento é com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur. Para saber mais e reservar: 31 3222-2361

Um beijo

bhdicas

Posts Recentes

Menu executivo do Nino Cucina

Restaurante oferece Menu Executivo de seg a sex!

3 de abril de 2025

Feirinha Aproxima Abril

Evento gratuito será no sábado, 12/4, no entorno do Museu Abílio Barreto.

1 de abril de 2025

O que fazer em Ouro Preto?

Lista com dicas do que fazer na cidade histórica.

27 de março de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!