No episódio #38 do Tanto de Trem Podcast, conversamos sobre os nomes das ruas de Belo Horizonte. Identificamos alguns padrões nos bairros, como nomes de tribos indígenas, de flores, minerais, pedras preciosas, dos planetas, santos e padres, passarinhos, nomes de pessoas e até de profissões. Cada rua tem sua história e memória.
Consultamos o livro Memórias de Ruas, 2008, de Leonardo José Magalhães Gomes. Dicionário toponímico que estuda nomes do centro urbano de Belo Horizonte, abordando aspectos como a história, a razão, localização, nome popular, se mudou ou não ao longo do tempo, se a rua teve alguma alteração de curso e como transformações que sofreram.
Agradecimentos especiais a Daniel Queiroga, do @casasdalagoinha. Sempre ajudando a gente com seu saber precioso!
“Mesmo sabendo que a Opala não é plana..” – esse é um trecho da música “Eu disse a ela” do Skank. Listamos algumas ruas que ficaram famosas por fazerem parte de canções tão lindas e o Tanto de Trem Podcast foi notado pela banda! Olha que legal!!!
Acompanhe também o instagram do @tantodetrempodcast. Conteúdos complementares são disponibilizados lá! Esse episódio também está disponível no Youtube apenas com audio.
Um beijo
Pequena Companhia de Teatro (Maranhão), chega a Belo Horizonte, no CCBB BH.
Banda celebra 1 ano do álbum “Original Brasil” na Autêntica com a participação especial de…
Laços da Ancestralidade reúne a cultura dos povos afro periféricos em BH