Fica a dica

Tesouros Ancestrais do Peru no CCBB

A exposição Tesouros Ancestrais do Peru, em cartaz no CCBB Belo Horizonte a partir de 28 de fevereiro, reúne 162 peças em cerâmica, cobre, ouro, prata e têxteis, datadas de 900 a.C. a 1600 d.C. 

Hoje, tivemos o prazer de fazer uma visita mediada com a curadora, Patricia Arana, que  contou aspectos do acervo que retratam o domínio de técnicas sofisticadas de administração, mineração, irrigação, agricultura, cerâmica, produção têxtil e arquitetura pelos povos andinos. A mostra Tesouros Ancestrais do Peru está dividida em seções: Linha do Tempo, Mineração, Divindades e Rituais, Cerâmicas e Têxteis e Colonização. Além dos objetos raros é possível conferir obras contemporâneas que dialogam com o tema da mostra.

No pátio do CCBB, “Saqueo” (Pilhagem), do artista peruano Iván Sikic, traz referências a diferentes momentos da história em que a extração compulsória do ouro gerou um significativo impacto cultural e ecológico. A videoarte “Técnicas de deformação plástica”, de Bete Esteves e Beth Franco, utiliza imagens das técnicas de mineração e trabalho nos metais para criar uma relação com os métodos violentos narrados pelos protagonistas. 

Eu amei! Vale a pena ir!

É de 28 de fevereiro de 2024 a 06 de maio de 2024 / de quarta a segunda, das 10h às 22h (fecha às terças) / Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – Pátio e galerias do 3º andar. / Praça da Liberdade, 450 / Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB Belo Horizonte / Classificação indicativa: Livre

Um beijo!

bhdicas

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!