A delicadeza do olhar, do descobrir, do amar

“Me Chame pelo seu Nome”

É tão bom quando você sai do cinema sorrindo, com a certeza de que assistiu a uma bela obra-prima. Ainda mais quando o filme é delicado, singelo, intenso, sensível, diferente de tantos disponíveis por aí… Fui ver o longa “Me Chame pelo seu Nome” e juro pra você que fiquei uns dois ou três dias pensando nele. Sério! A delicadeza do diretor Luca Guadagnino é um dos trunfos da produção – que, além de me deixar bem feliz por assisti-la, está agradando a dezenas de críticos em festivais internacionais e sendo cotada para grandes premiações neste início de ano.

É verão de 1983, e o cenário é o norte da Itália. A trama conta a história de Elio (Timothée Chalamet), único filho de uma família norte-americana com ascendência italiana e francesa. O garoto está passando mais um verão preguiçoso na casa de férias de seus pais, e, nesse cenário italiano apaixonante, Oliver (Armie Hammer), acadêmico que aparece para ajudar a pesquisa de seu pai, chega para despertar sentimentos ainda desconhecidos no jovem de 17 anos.

Não. Não estamos falando de mais um filme com a temática gay que chega cheio de clichês ou carregado de estereótipos. A partir do momento em que você percebe o flerte, aquilo que está acontecendo entre um e outro – e  aquela revolução que vai atormentar o mais jovem –, você pode até imaginar o trivial ou o lugar-comum. Mas o roteiro vai além – e os personagens são muito mais do que isso.

A começar pelo menino Elio, tão cheio de dúvidas, mas tão cheio de si. Ele sente, se vê em meio a um turbilhão de sentimentos, mas não tem vergonha de nada. Ele peita, encara, questiona, assume o que quer sem medo, busca um lado desconhecido, deixando a curiosidade falar tão alto quanto o desejo insustentável que sente por aquela paixão singular. Tão alto quanto o amor que acaba de descobrir, que acaba de para sempre sentir.

Já o recém-chegado Oliver, o retrato do norte-americano intelectual e bon vivant, é mais dono de si ainda. Experiente, alto, bonito e inteligente, todos têm olhos para ele. Mas, desde o início, ele só tem olhos para o novo. Só que o novo, para o mais velho, não é tão novidade assim. Não é nada raro ou excêntrico. Oliver sabe o que está fazendo, o que está implicando ou proporcionado. Veterano e adestrado, ele sabe onde pisar, ele sabe conquistar. Porém, o que ele não sabia era que também iria se apaixonar.

Existia a incerteza e a indefinição. Não há mais, pois houve a confirmação por meio da ação. Os dois se entregam a uma experiência diferente, tentadora e inesquecível. Algo tão profundo que nem o mais novo nem o mais velho seriam capazes de mensurar. Uma jornada de amor perfeito, que mistura amadurecimento, dor e as delícias da juventude numa história mais que apaixonante.

“Me chame pelo seu nome que te chamarei pelo meu”. É assim, de um jeito tão íntimo e único, que eles se tornam um só. Uma plenitude e uma entrega que todo ser humano um dia sonha em nutrir, em desfrutar, em gozar.

Mas o mais delicado ainda estaria por vir. O foco aqui não é a fotografia peculiar, a trilha dos anos 80 singular, nem o gracioso foco de câmera particular. Quando a grande lição do longa surge por meio de uma frase familiar – “Nesta vida, só temos um corpo e um coração. Não desperdice, vá em frente!” –, é sinal que ninguém deve deixar o tempo passar. Pra ser feliz, basta ser você mesmo. Ou ser como o Elio, sem nenhum medo de errar.

Até sexta-feira que vem!

bhdicas

Ver Comentários

  • Adorei o post, muito bem escrito, estão de parabéns!
    Assisti ao filme e pretendo assistir novamente!

    Sugestão: sei que a dica é sobre o filme, mas como a obra veio de um livro, acredito que seja pertinente deixar também a informação, caso o leitor tenha interesse em ler :)

  • Adorei o post, muito bem escrito, estão de parabéns!
    Assisti ao filme e pretendo assistir novamente!

    Sugestão: sei que a dica é sobre o filme, mas como a obra veio de um livro, acredito que seja pertinente deixar também a informação, caso o leitor tenha interesse em ler :)

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!