Categories: Fica a dica

Afinal, o que é ética?

Ética, enquanto disciplina, busca o entendimento da interação entre os seres humanos, a distinção entre o bem e mal. Tem fundamentação científica e teórica.

Explicando a ética como uma parte da filosofia, ela é o conjunto de valores e princípios que fazemos uso na nossa conduta. Segundo Mário Sérgio Cortella, a ética se resume em responder três questões da vida humana: querer, poder e dever. Têm coisas que queremos, mas não podemos; têm coisas que podemos, mas não devemos; e têm coisas que devemos, mas não queremos. Para o filósofo, é preciso se questionar diante de uma escolha: “Quero, posso e devo?” Caso seja afirmativa a resposta, estarei agindo de maneira ética.

Immanuel Kant, filósofo alemão, dizia que “Tudo o que não puder contar como fez, não faça.” Este é um dos princípios da ética. Ou seja, se não posso expor como fiz por vergonha ou por entender que aquilo não é certo, então não devo fazer. Se para obter um resultado eu precise passar por caminhos tortuosos e gerar ônus a algo ou alguém, este ato não é ético.

Para haver ética, é necessário haver comunicação. É preciso dialogar, escutar, conversar com o outro, entender as razões pelas quais o outro pensa de forma diferente, por exemplo.

Ser ético também envolve ser empático. É necessário pensar no bem coletivo, se faço algo que agride ou gera algum mal para o outro, não devo fazer. Humanizamo-nos quando pensamos e vivemos coletivamente.

Há ética quando há isonomia. As regras e leis são feitas e devem ser aplicadas igualmente para todos. Este conceito é previsto inclusive na nossa Constituição, porém na prática, ainda funciona de maneira diferente.

Será que a ética cobrada do outro é maior ou se assemelha a minha própria ética? Comumente deparamos com pessoas que cobram atitudes e posturas nada semelhantes àquelas adotadas por elas próprias. Ser ético também inclui ser coerente; a palavra e a ação têm que estar de acordo.

Preocupar-se com a ética do outro não faz ninguém ético, é preciso cuidar da nossa própria ação, avaliar prioritariamente a nossa conduta e perceber se está de acordo com o que é ético.

Não existe alguém sem ética, quando uma pessoa não tem ética, fala-se que ela é antiética. Moral é a prática da ética. A ética tende a ser universal, a moral depende de cada cultura e sociedade que estabelece suas regras, normas e costumes. Moral tem caráter normativo e obrigatório. Cada sociedade julga aquilo que é certo, errado, bom ou mau.

Comunicação, empatia, isonomia, coerência são conceitos associados à ética, mas outras concepções também estão interligadas.

Creio que entendendo alguns conceitos associados à ética, possamos praticar e vivenciar o seu verdadeiro significado.

Até a próxima!

Foto: google

bhdicas

Ver Comentários

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!