Categories: Gastronomia

Alimentos Processados

O contato com o alimento na sua forma natural  é super importante para a saúde – e disso todo mundo sabe. Mas não dá pra abrir mão dos industrializados.

O segredo está em saber o que se comer e não comprar gato por lebre.

Muito se fala sobre os produtos industrializados/processados e seus malefícios – e essa relação é real. Alguns devem ser evitados enquanto outros podem ajudar no dia a dia. O segredo é como e quanto comer. Eu acharia maravilhoso poder produzir minha própria barrinha de cereais ou fabricar o meu próprio pão em casa, mas isso está fora da minha realidade atual – e garanto que da grande maioria também. Em contrapartida, alguns industrializados foram excluídos da minha rotina e deram lugar a preparações muito mais saudáveis: não sei qual foi a última vez que usei um caldo de legumes pronto e me habituei tanto ao sabor do ‘meu’ iogurte, que quando tomo algum aromatizado não consigo achar tão gostoso.

Existe uma grande diferença entre os produtos e seus processamentos. In natura: obtidos diretamente de plantas e animais | Minimamente processados: são alimentos in natura que, antes de sua aquisição, foram submetidos a alterações mínimas. | Processados:  Produtos fabricados essencialmente com a adição de sal ou açúcar a um alimento | Ultraprocessado: a fabricação envolve várias etapas, técnicas de processamento e ingredientes

Os alimentos ultraprocessados, de uma maneira geral, têm uma quantidade maior de calorias, açúcares, gorduras (principalmente trans) e uma quantidade menor de fibras e proteínas. E esse (ou qualquer outro) excesso é um problema. Os processados tem uma maior quantidade de sal e açúcar – e na medida do possível, conseguimos incluir na nossa alimentação e os alimentos minimamente processados e in natura, devem ser a maior parte do consumo.

Veja o exemplo do tomate, tomate em lata e o molho de tomate pronto.

Já os alimentos que compramos com a promessa de saúde (sem colesterol, light, diet, sem glúten, sem lactose) devem ser escolhidos com muita atenção. Muita gente compra vários alimentos atrás dessas promessas e acabam exagerando no consumo – isso não traz saúde. A base da nossa alimentação deve ser de alimentos in natura, com pouquíssimos alimentos ultraprocessados e alimentos minimamente processados para complementar a alimentação.

Costumo dizer que nosso lixo tem que ter cheio de lixo, e não ser cheio de caixas e embalagens – conhecemos nossa saúde pelo lixo que produzimos. Perceba na sua casa como é essa relação e ela te dirá muito sobre sua saúde!

bhdicas

Ver Comentários

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!