Gastronomia

Prêmio Cumbucca de Gastronomia

A culinária de Minas Gerais desempenha um papel fundamental na formação da identidade do estado, e o Prêmio Cumbucca de Gastronomia chegou para se tornar um marco significativo nesse cenário. Belo Horizonte, uma potência nacional do turismo gastronômico, se torna o centro das atenções, pois consumidores e especialistas se reúnem para eleger os destaques do ano na área. Mais de 700 estabelecimentos na capital mineira, região e Estado, foram cuidadosamente mapeados durante esse projeto feito por Marcelo Wanderley e Rafael Rocha.

Rafael Rocha e Marcelo Wanderley, respectivamente, curador e realizador do Prêmio Cumbucca de Gastronomia. Crédito: Edy Fernandes

Promovido pela Cumbucca, com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur, o projeto busca realizar uma abrangente análise do panorama gastronômico, inclusive introduzindo categorias inéditas que serão escolhidas pelo voto popular, como torresmo, beira de estrada e influenciadores de gastronomia.

Além disso, um painel de jurados irá compartilhar suas preferências em categorias que incluem ícones de BH, restaurantes de estufa, lugares fora da rota e pratos feitos (PF). A categoria “diversidade” reconhecerá ações que promovem a equidade, bem como o prêmio de melhor chef mulher. No total, serão premiadas iniciativas, indivíduos e estabelecimentos em 50 categorias.

Bernardo (Oncevai), Rafael (Belo Horizonte MG), Virginia (BH Dicas), Celina (Jornal Estado de Minas), Lorena (Jornal O Tempo), Lea (Degustatividade), Clara (Clara Senra) e Nenel (Baixa Gastronomia) no dia da apresentação do prêmio.

Em um estado rico em tradições culinárias, a criação desse prêmio é uma celebração das ações mais inspiradoras. O Curador do prêmio, o jornalista Rafael Rocha destaca a intenção de alongar o apetite gastronômico para além dos principais centros econômicos, o que amplia o desenvolvimento do setor e democratiza o acesso. “Queremos abranger iniciativas gastronômicas que nem sempre estão nos holofotes da mídia, tanto na capital quanto no interior do estado. BH é imensa, Minas é gigantesca e nosso trabalho é infinito”.

O Prêmio Cumbucca de Gastronomia não apenas celebra e presta homenagem aos melhores, mas também impulsiona a publicação do Guia Cumbucca, uma lista de “100 lugares imperdíveis em BH”, disponível em versões impressas e digitais.

A Plataforma Cumbucca é uma plataforma gastronômica dedicada ao mapeamento, pesquisa e criação de conteúdo multimídia sobre a culinária de Minas Gerais. A Cumbucca reconhece a importância da cultura alimentar como um elemento essencial na identidade não só de Minas Gerais, mas também do Brasil como um todo. Ela funciona como um ponto de encontro para todos os envolvidos na gastronomia e no turismo gastronômico de Minas Gerais, abrangendo todos os setores, desde pequenos produtores até indústrias, empresários e consumidores.

O público poderá votar na maior parte das 50 categorias, entre 3 e 24 de outubro, pelo site, sob auditoria da empresa Track.co. A grande noite de premiação acontece em 21 de novembro, no Palácio das Artes,

1º Prêmio Cumbucca de Gastronomia / Votação aberta ao público entre 3/10 e 24/10. / Site: https://cumbucca.com.br/premio-cumbucca-de-gastronomia/ Noite de premiação em 21/11 no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537- Centro, Belo Horizonte) /

Um beijo

bhdicas

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!