Fica a dica

Beagá para brincar

O “Na Pracinha” lança a 2a edição do livro-guia Beagá pra brincar”, apresentando para o público espaços naturais, urbanos, culturais e turísticos da capital, com dicas de passeios que valorizam o patrimônio material e imaterial da cultura da infância.

Com autoria e coordenação editorial de Flávia Pellegrini, idealizadora do Na Pracinha, o livro tem a criança como protagonista. A nova edição também reúne propostas de brincadeiras e textos de Ana Carol Thomé, idealizadora do Ser Criança é Natural, do pediatra Daniel Becker e de Elisa Lunardi e Tati Garrido, do movimento Infância sem Excesso. A escritora Ana Holanda apresenta o projeto.

Eu sou muito fã do trabalho da Flávia. Ela faz uma curadoria muito cuidadosa, tem um trabalho primoroso incentivando a ocupação da cidade com as crianças. Mamãe me levava muito em parque, pra soltar pipa, pra curtir a rua, as praças e a gente vê cada vez menos esse movimento. Precisamos agradecer muito iniciativas como essa!

O rico ambiente natural presente nos parques e praças de Belo Horizonte, o acervo artístico dos museus e dos equipamentos culturais são (ainda) estranhos para muitas famílias. Isso gera um desconhecimento da cidade e da produção cultural local. A proposta do livro-guia é ser um facilitador nesta (re)conexão de crianças e adultos em um contexto pós-pandemia.

Os locais referenciados foram conhecidos, ocupados, explorados, a partir das coberturas de passeios e dos encontros brincantes do projeto Na Pracinha. A nova edição priorizou indicações de espaços públicos, com e na natureza, equipamentos culturais, programas e atividades gratuitas, acessíveis, inclusivas, plurais. Na curadoria, passeios para serem curtidos por crianças e adultos, longe dos excessos de telas e consumo.

Serão realizados dois eventos de lançamento e o livro será distribuído gratuitamente, além de ser disponibilizado com projeto acessível para pessoas com deficiência visual no site do Na pracinha [napracinha.com.br]. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Eventos de lançamento

  • Dia: 29 de julho, sábado / Horário: entre 10h e 12h / Local: Parque Lagoa do Nado – Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional / R. Ministro Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã / Atividades: lançamento com sessão de autógrafos do livro-guia e roda de brincares para ler o mundo com o mestre brincante Roquinho.
  • Dia: 05 de agosto, sábado / Horário: entre 10h e 12h / Local: Biblioteca Infantil e Juvenil / CRJ/Praça da Estação. / Rua dos Guaicurus, no 50, Centro / Atividades: lançamento com sessão de autógrafos do livro-guia e narração de histórias com Fabi Brasil (presença de intérprete de libras)

Um beijo!

bhdicas

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!