Fica a dica

Café com Prosa

A promoção e salvaguarda da cozinha mineira, reunirá cozinheiras, cozinheiros, quitandeiras, chefs, doceiras e doceiros, entidades, gestores municipais, pesquisadores e demais detentores de saberes de todo o estado ligados à cultura alimentar em Minas Gerais. As inscrições já estão abertas.

No primeiro dia do seminário, será apresentado o dossiê elaborado pelo Instituto Periférico, em cooperação com o Iepha, e também o plano de salvaguarda que integra o documento. Será um momento para análise, contribuições, ajustes e construção coletiva para as próximas ações que visam salvaguardar e proteger os saberes, as técnicas, as tradições e os demais elementos que constituem a cozinha mineira e seus sistemas culinários como patrimônio cultural imaterial do estado. Também compõem a programação sete painéis sobre turismo de experiência, ações de empreendedorismo relacionadas à cozinha mineira e um relato sobre a culinária afro-brasileira.

No segundo dia, 25/10, as atividades terão como pauta o apoio e o fomento à cadeia da cozinha mineira, a importância dos festivais para preservação e promoção do setor e as possibilidades do turismo de base comunitária. Também haverá um momento para orientação e elucidação de dúvidas sobre como um bem cultural pode ser registrado como patrimônio, tanto no âmbito municipal quanto estadual. 

O evento também receberá para uma aula-show com a chef e professora Rosilene Campolina, pautando a “Cozinha mineira – da tradição à inovação”. Além de acompanharem o preparo de diversos pratos, os participantes terão a oportunidade de degustar o que a professora e seus alunos irão elaborar inspirados no milho e na mandioca. Outras ações serão realizadas como parte da programação, como uma degustação guiada de azeites mineiros e uma confraternização entre os participantes.

Bora? Programação e inscrições aqui:  www.cozinhamineirapatrimonio.com.br

Um beijo

bhdicas

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!