Categories: Fica a dica

Comida di Buteco em Belo Horizonte começa em abril e o tema é cereais – 2017

49 bares espalhados por Belo Horizonte, um tema, preço bom e a comida deliciosa.

Fui convidada para o Lançamento do Concurso Comida di Buteco que aconteceu no Mineirão. Sim! Foi muito especial. Pensa só: Camarote Brahma, o Mineirão a noite só para convidados e 8 botecos apresentando seus pratos. Foi perfeito!

O concurso existe desde 2000 e tem a finalidade de resgatar e valorizar a culinária de raiz. Além do que, transforma a vida dos bares participantes, já que o movimento durante o período aumenta consideravelmente e com isso surge a oportunidade de conquistar novos clientes e fidelizar ainda mais, os antigos. Toda vez que encontro com algum proprietário de bares participantes, eu sinto a alegria e o carinho que falam sobre o concurso.

Funciona assim: os botecos criam petiscos exclusivos para participar do concurso, o público vota e um corpo de jurados também. Cada concorrente é avaliado em uma escala de 1 a 10, nos quesitos petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota, e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total, e o dos jurados 50%. Massa, né? Isso acontece em cada uma das 20 cidades e depois, o melhor petisco do Brasil, é eleito.

O tema visa estimular a pesquisa da cultura gastronômica por parte dos butecos, a criatividade e a pluralidade no uso de recursos, ingredientes e histórias. Esse ano o tema é CEREAL. Todos os pratos precisam usar algum cereal como ingrediente. Alguns cereais: Arroz / Aveia / Cevada / Linhaça / Milho / Quinoa / Trigo.

Bar: Era uma vez um Armazém

Ninho de Minas: bolinho de paella mineira com queijo canastra servido em ninho de crispy de couve. Acompanha molho a base de geleia de cachaça e pimenta rosa. Ainda não conheço o bar, que fica no bar que fica no bairro buritis, mas estou curiosa. Se for pelo petisco, já amo! Meu preferido da noite!

Bar: Já tô inno

Tu Di Mí: milho tropeiro acompanhado de carne de panela cozida com milho-verde, especiarias e molho base de cerveja artesanal. Prato lindo, farto e bem saboroso. O bar já participou do concurso 3 vezes e ganhou nas 3.

Bar: Sinhá Erozita Bistroteco

Bela, Recatada e da Roça: Lingua ao molho de vinho, acompanhada de farofa de pipoca e purê de banana-da-terra. Descobri mais um uso para fazer da pipoca e adianto: maravilhoso! Para quem aprecia lingua, não vai arrepender!

Bar: Prosa Mineira

Par de Coxas Bronzeadas: sobrecoxas assadas e regadas com manteiga de garrafa, recheadas com farofa de farinha de milho. Acompanha bolinho de farinha de milho recheado com bacon, queijo e azeitonas.

Bar: Santuário retrô botequim temático

Ossobuco “Du Retrô”: ossobuco italiano ao molho retrô mineiro acompanhado de torradas e guisado de quinoa peruana.

Bar: Armazém do João

Brasileirinho Embriagado: almôndegas de carne de porco sobre cama de polenta, cobertas com crispy de couve. Maravilhoso. Fiquei muito em duvida entre esse prato e o bolinho de paella , porque essa almôndega de porca esta muito saborosa.

Bar do João (Santa Branca)

Tô Bicudinho: Filé-mignon ao molho de cerveja preta com champignon e cebola, acompanhado de minibatatas com gergelim e molho especial da casa.

Onde é: diversos bares de BH. Quando ir: de 14 de abril a 14 de maio de 2017. Quanto custa: os petiscos terão o preço máximo de R$25,90. Para ver a lista de todos os bares: #cliqueaqui .

bhdicas

Ver Comentários

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!