O segredo e a força de oito mulheres

“Oito Mulheres e um Segredo”

Já parou pra pensar por que filmes sobre grande roubos, assaltos exorbitantes, fugas inacreditáveis e vilões se dando bem no final dão tão certo no cinema e todo mundo ama? Sendo mais exato: e essa quantidade de longas com tantos homens e outros segredos? “Por que, meu Deus?”. Ou, melhor dizendo, “obrigado, Deus!”. É diversão na certa! Depois de uma sequência de três filmes com a turma de George Clooney, Brad Pitt e Matt Damon, essa ideia masculina se esgotou. Mas, agora, em plena era do movimento de igualdade feminina, Hollywood nos presenteia com uma aventura ligada a esses antigos longas, mas totalmente protagonizada por atrizes: “Oito Mulheres e Um Segredo” reúne Sandra Bullock, Cate Blanchett, Anne Hathaway, Helena Bonham Carter, Sarah Paulson, Mindy Kaling, Awkwafina e até a cantora Rihanna – um timaço que não vai tirar seus olhos da tela grande.

A nova produção do diretor Gary Ross está em cartaz nos cinemas, mais de dez anos após “Treze Homens e Um Novo Segredo”, o terceiro capítulo das aventuras de Danny Ocean (Clooney) e seu grupo, que roubam cassinos sem perder a elegância. Para dar aquela boa revitalizada na saga, a distribuidora Warner Bros “matou” Danny, que deu lugar a sua irmã mais nova, Debbie (Sandra Bullock). Ela, assim como o irmão, no início da trama, acaba de sair da prisão. Porém, a missão agora é mais ousada e luxuosa. As oito mulheres, recrutadas uma a uma, vão se unir e entrar para a história ao planejar o roubo de um colar Cartier que vale mais de US$ 150 milhões. Isso dentro do museu Metropolitan, em Nova York, durante o baile mais disputado e garboso da cidade que nunca dorme, o Met Gala.

O mais incrível é que a produção mistura um plano perfeito a moda, beleza, elegância, ação policial, estratégia, emboscada, vingança e muita adrenalina. Isso tudo sem armas, explosivos e violência física, tão inerentes à testosterona e que nem fazem falta na nova produção. Nem mesmo um rival aparece na trama, como o personagem inimigo de Andy Garcia no primeiro filme, “Onze Homens e Um Segredo”. Ficam apenas o planejamento e a execução minuciosa do plano, o que é maravilhoso e ainda mais charmoso.

Por mais que o roteiro tenha alguns deslizes ou aquelas cenas em que você fica assim: “Ah, para! Não precisa exagerar tanto!”, o filme atinge o que realmente procura: a tal diversão que já comentei aqui. É muito instigante e emocionante acompanhar a saga do plano infalível dominada pelo sexo nada frágil. É como uma das roteiristas do filme, Olivia Milch, diz, batendo no peito, cheia de orgulho: “O que importa, em particular para as jovens mulheres, é ver personagens femininos que não são arquétipos, rasos, e sim bem diferentes, complexos, com nuances”, disse.

Em tempos de igualdade – que deveria ser todo o tempo, o tempo todo –, se divertir com um filme hollywoodiano desse calibre é mais que essencial. É belo, é encantador, é preciso. Se a trilogia masculina rendeu junto US$ 1,12 bilhão nas bilheterias mundiais, gostaria de ver um único filme feminino bater esse número. Se depender da força e da inteligência delas, isso é bem possível, viu?!

Quem já viu?

bhdicas

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!