Categories: Fica a dica

Oficina de crônica | Fabrício Carpinejar

No Sempre um papo com Carpinejar e mamis

Que eu sou fã do Carpinejar não é segredo. Adoro os livros, a linguagem e as crônicas. Amo tanto que um dos textos de Espero Alguém | Venha por favor”  foi tema do meu casamento. Toda vez que leio me emociono muito. Ainda acho que ele escreveu aquilo tudo pra mim, rs. Quem já foi visitar o Espaço Loft Bhdicas na Loja Maria Alice, teve a oportunidade de ver meu livro autografado por lá. Ôh emoção que eu senti no dia, viu!?

Bom, mas vamos a dica! Será a primeira oficina de escrita criativa do autor na nossa cidade. A despretensão, simplicidade e as surpresas do texto breve são alguns dos temas trabalhados por ele, que também abordará a história comentada do gênero da crônica, as diferenças em relação ao artigo e ao conto, a importância do exemplo pessoal na elaboração da atmosfera e a força do humor na prosa contemporânea, de João do Rio a Luis Fernando Veríssimo.

O autor apresenta suas teorias sobre o fazer literário, e estabelece uma possibilidade de acentuar a beleza da banalidade. Em atmosfera lúdica e confessional, serão desenvolvidas crônicas e tarefas como cartas, troca de sapatos, esvaziamento de bolsas, jogo de forca, lista de mercado e relação de objetos perdidos.

Exercícios criativos serão utilizados como complemento à teoria, explicado que, ao contrário do que se pensa da crônica, a leveza não é superficial. Neste gênero, o assunto é o estilo e o leitor espera mais dúvidas do que certezas do cronista (por isso, a crônica reproduz as hesitações de uma conversa).

Temas abordados: História comentada da crônica: diferenças entre crônica, artigo e conto | A despretensão e a espontaneidade, simplicidade e surpresa, a leveza não é superficial | A cozinha do trivial: o assunto é o estilo | Os três “E’s” da crônica: Estranheza, Exemplo, Emoção | O detalhe é Deus | Hesitações de uma conversa: a proximidade com o leitor | O ponto de vista minoritário | A importância da poesia na elaboração da atmosfera | O humor no gênero brasileiro: de Sérgio Porto a Luis Fernando Verissimo.

Legal demais, né?! Eu amei e tenho certeza mais que absoluta que vai ser um sucesso.

Onde é:  Amadoria –  Rua Cap. Procópio, 18 – Santa Teresa. Quando ir: 15/7 – sexta de 19:00 as 22:00 hrs  e 16/7 – sábado  de 9:00 as 12:00 hrs. Quanto custa: R$ 300,00 . Pra se inscrever: lu@amadoria.com.br / (031) 9 9801-9434. Pra acompanhar o evento no face: #cliqueaqui .

bhdicas

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!